ECONOMIA CAPIXABA

Famílias capixabas estão dispostas a comprar bens duráveis, diz ICF

As famílias estão mais dispostas a comprar eletrodomésticos, TVs, celulares e computadores.

Em 04/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

Os consumidores indicam que podem fazer aquisição de produtos com valor mais alto, tendo um compromisso financeiro maior. Intenção de consumo cresceu pelo 4º mês seguido no Espírito Santo.


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Novas expectativas positivas para a economia do Espírito Santo: o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu pelo quarto mês consecutivo neste ano, enquanto as médias do Brasil e do Sudeste caíram. O indicador de novembro foi impulsionado pela disposição para as compras, principalmente de bens duráveis, como eletrodoméstico e eletroeletrônicos, e pela boa perspectiva profissional no estado. Esse resultado potencializa a previsão otimista para as vendas do varejo capixaba nos últimos dias do ano, com Natal e Réveillon.

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O ICF chegou a 111,1 pontos, subindo 0,8% ao ser comparado a outubro, enquanto o dado do país se estagnou em 103,2, com queda de 0,03%, e o do Sudeste foi para 104,8 pontos, ao reduzir 0,67%. Ao comparar os números de novembro deste ano com o mesmo mês de 2023, o mesmo comportamento se observa, com 1,15% de aumento no Espírito Santo e diminuição de 4,73% no Sudeste e de 1,62% no Brasil.

As informações são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

De acordo com o levantamento, a disposição para o consumo das famílias capixabas foi 2% maior que em outubro, chegando a 96,7 pontos, ou seja, próximo do nível de satisfação (100 pontos).

De acordo com a coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, os consumidores estão mais dispostos a aumentar o seu nível de consumo.

“Esse resultado indica que os consumidores estão mais dispostos a aumentar o seu nível de consumo, sendo isso importante para o comércio por ocasionar um possível crescimento das vendas.”

O ICF também subiu devido aos subíndices de Momento para duráveis – quando as famílias avaliam ser a hora de comprar bens duráveis como eletrodomésticos, TV, ar-condicionado, máquina de lavar, computador e celular – (5,5%), Perspectiva profissional (2,2%) e Perspectiva de consumo (1,0%). Dos sete componentes (subíndices) do ICF, cinco se mantiveram no nível de satisfação: Emprego atual (131,5), Perspectiva profissional (113,5), Renda atual (131,8); Acesso ao crédito (110,3) e Perspectiva de consumo (122,3).

Para Ana Carolina Júlio, todo esse comportamento do ICF é fruto de um cenário econômico que tem sido construído nos últimos meses, com o baixo nível de desemprego 4,1%, uma redução da inadimplência das famílias (32,6%) e aumento das perspectivas profissionais (2,2%) e de consumo (1,0%), indicadores já divulgados pelo Connect Fecomércio-ES.

“Conjuntamente, esses fatores geram maior segurança para os consumidores, o que lhes permitem adquirir novos compromissos financeiros de longo prazo. Com isso, o aumento do consumo das famílias deve ser visto não como uma necessidade, mas como um resultado da segurança financeira que elas possuem devido à perspectiva de trabalho, que reflete em uma melhor qualidade de vida.”

Renda familiar

O ICF das famílias com renda menor que 10 salários mínimos cresceu 0,8% em novembro, saindo de 109,3 para 110,2 pontos. Já o índice dos grupos familiares que recebem mais que 10 salários mínimos cresceu 0,6%, chegando a 116,8 pontos. (Por Kelly Kalle/AsImp)

Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK

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