ECONOMIA CAPIXABA

Setor de serviços capixaba cresceu 8,1% no mês de setembro

O resultado é o dobro do desempenho nacional, quando o Brasil registrou aumento de 4%. 

Em 22/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

O aumento das atividades se refere ao período de setembro de 2024, comparado com o mesmo mês de 2023. Neste ano, o crescimento acumulado já é de 5,8%, o dobro da média nacional, segundo dados do IBGE.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Impulsionado pelo segmento de transportes, o setor de serviços capixaba cresceu 8,1%, ao ser comparado o volume de atividades de setembro deste ano e o do mesmo mês do ano passado. Esse resultado é o dobro do nacional, uma vez que o Brasil registrou aumento de 4%. 

>> Alta do café conilon impulsiona novo recorde das exportações

Já quando é analisado o ano de 2024, de janeiro a setembro, o Espírito Santo registrou uma variação acumulada de 5,8%, chegando a 114,4 pontos, enquanto o país cresceu 2,9%. Isso colocou o estado no 3º lugar no ranking de crescimento nacional, ficando atrás apenas do Amazonas (8,5%) e de Sergipe (6,1%).

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Progresso

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o progresso verificado no setor de serviços destaca a força do segmento no estado.

“Com a entrada no último trimestre, o Espírito Santo se posiciona em uma trajetória favorável para encerrar o ano com um sólido desempenho, fortalecendo sua relevância no cenário nacional. Além do bom desempenho acumulado, em relação a setembro de 2023, o Espírito Santo aparece também como o sexto maior crescimento interanual, ou seja, nos últimos 12 meses. A posição de destaque pode ser resultado da diversificação do setor no estado e da capacidade de adaptação às mudanças econômicas recentes, consolidando-o como uma referência de crescimento no Sudeste.”

Em relação à variação interanual, análise dos últimos 12 meses, todos os segmentos avaliados na PMS demonstraram crescimento. O destaque se dá para o item “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio”, com aumento de 9,6% nas atividades, que compreendem movimentação de cargas e passageiros, operações logísticas, armazenagem, manuseio e distribuição de produtos, além dos serviços postais e de entrega de encomendas. 

“Esse desempenho positivo reflete a importância do setor de transportes, tanto no apoio à produção industrial quanto na facilitação do comércio. Também pode estar relacionado à ampliação do uso de tecnologias voltadas à otimização logística, como a digitalização de processos e a adoção de ferramentas de rastreamento e monitoramento em tempo real, que aumentam a eficiência e reduzem os custos operacionais. Além disso, iniciativas como a expansão do transporte multimodal têm contribuído para integrar diferentes modais, otimizando o escoamento de mercadorias no estado.”

A coordenadora também acredita que o aumento da demanda por entregas de última milha, etapa final do processo logístico, é outro fator que pode estar impulsionando o segmento de transportes.

“A entrega de última milha, em que o produto é transportado do centro de distribuição ou ponto de armazenagem até o destino final – em geral, para a casa ou trabalho do cliente –, têm ganhado relevância com o crescimento das vendas por canais digitais e a busca por experiências de compra cada vez mais ágeis e personalizadas.”

Outro segmento relevante é o de “Serviços de informação e comunicação”, que cresceu 7,1%. De acordo com as análises do Connect Fecomércio-ES, o resultado pode ser consequência de uma crescente demanda por tecnologias e soluções digitais, fruto de transformações nos hábitos de consumo e da digitalização de processos empresariais.

“O setor continua a desempenhar um papel estratégico na economia capixaba, contribuindo para os resultados positivos do estado no acumulado do ano.” (Por Kelly Kalle/AsImp)

Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site: https://portaldocomercio-es.com.br

Leia também:

Comércio exterior capixaba cresceu 8,18% no mês de outubro
Alta do café conilon impulsiona novo recorde das exportações
Cresce confiança dos empresários do comércio capixaba
Mais de 25 mil famílias capixabas saem do vermelho em outubro
Banestes lança financiamento para bicicletas e ciclomotores
Edição do mutirão Negocia Vix acontecerá entre os dias 5 e 7
Intenção de consumo das famílias capixabas cresceu 0,61%
Espírito Santo criou 5.635 novos empregos em setembro
Linhares continua sendo destaque na geração de empregos
Café conilon capixaba terá redução do ICMS de 12% para 7%

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET