ECONOMIA CAPIXABA

Sefaz bloqueia empresas por falta de contabilista responsável

Sefaz por meio da Receita Estadual, bloqueou empresas devido à ausência de contabilista.

Em 03/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

As empresas, que foram notificadas eletronicamente sobre o bloqueio por meio de mala direta, estão impedidas de emitir e de recepcionar documentos fiscais, de acordo com o Artigo 54-A, Inciso IV, do Regulamento do ICMS/ES.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, bloqueou 255 empresas devido à ausência de contabilista responsável cadastrado. A medida tem o objetivo de assegurar a regularidade cadastral e combater a concorrência desleal. Para regularizar a situação, o sócio responsável deve acessar a Agência Virtual (http://app.sefaz.es.gov.br/AgenciaVirtual/) e indicar um contabilista regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES).

>> Espírito Santo lidera crescimento do comércio varejista no Brasil

As empresas, que foram notificadas eletronicamente sobre o bloqueio por meio de mala direta, estão impedidas de emitir e de recepcionar documentos fiscais, de acordo com o Artigo 54-A, Inciso IV, do Regulamento do ICMS/ES. A regularização ocorre em até 24 horas após a indicação do contabilista habilitado.

Caso não seja indicado um contabilista no prazo de 60 dias – contado da data do bloqueio à emissão e recepção da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) –, a inscrição poderá ser cancelada pela Receita Estadual.

A Receita Estadual alerta que independentemente do porte, toda empresa deve ter um contabilista responsável, inclusive as optantes pelo Simples Nacional. A exceção é a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs), na qual a presença do profissional é facultativa.

Para o esclarecimento de dúvidas, acesse o Fale Conosco da Receita Estadual: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario. (As informações são da Sefaz) 

Leia também:

Espírito Santo lidera crescimento do comércio varejista no Brasil
Comércio exterior capixaba cresceu 8,18% no mês de outubro
Varejo do ES deve movimentar R$ 7,69 bilhões em novembro
Comércio comemora redução do ICMS sobre bebidas alcoólicas
Setor de serviços capixaba cresceu 8,1% no mês de setembro
Alta do café conilon impulsiona novo recorde das exportações
Cresce confiança dos empresários do comércio capixaba
Mais de 25 mil famílias capixabas saem do vermelho em outubro
Banestes lança financiamento para bicicletas e ciclomotores
Edição do mutirão Negocia Vix acontecerá entre os dias 5 e 7

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET