ECONOMIA CAPIXABA

Feiras livres funcionam para garantir abastecimento em Vitória

A Secretaria Semmam orienta que feirantes e consumidores tenham cuidados.

Em 19/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Feiras livres que acontecem em bairros da capital vão funcionar durante o período de isolamento por causa da pandemia de coronavírus, pois trata-se de um serviço essencial de distribuição de alimentos, o que contribui para evitar aglomerações em supermercados e hortifrutis.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) orienta que feirantes e consumidores tenham cuidados básicos.

  • Vá às compras apenas uma pessoa por família
  • Pessoas do grupo de risco e idosos com mais de 60 anos devem evitar ir à feira tanto pra comprar quanto pra trabalhar
  • Não levar crianças para as compras
  • Utilizar luvas descartáveis. Ao terminar, descartá-las no lixo
  • Mantenha-se a pelo menos um metro de distância das outras pessoas
  • Se tossir, cubra a boca com o antebraço

“Por enquanto, está mantido o calendário de feiras livres em toda a cidade, principalmente para garantirmos o acesso de nossos moradores aos itens essenciais de consumo. Estamos avaliando a situação dia após dia", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Vigilância Sanitária orienta suspensão de atividades comerciais

Na noite da ultima quarta-feira (18) a Prefeitura de Vitória publicou, em edição extraordinária, o decreto 18.044/2020. Em seu artigo 8º, a publicação determina que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), aconselhe os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços abertos ao público localizados no município a suspenderem de forma temporária suas atividades para prevenir a disseminação do coronavírus (covid-19).

A Vigilância Sanitária já está elaborando as notas técnicas com as devidas orientações que serão enviadas, ainda nesta quinta (19), para cada segmento comercial. As notas trarão recomendações que devem ser seguidas para esse momento de pandemia. Caso seja flagrado o descumprimento, o estabelecimento poderá ser multado em R$ 584,14 a R$ 1.168,27, podendo dobrar se reincidente e interditado.

A medida inicialmente será orientativa, porém, segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert, se não forem atendidas as orientações, poderá ocorrer penalidades.

“Vamos trabalhar com a prioridade de enviar o comunicado hoje para as representações que possuem atividades já limitadas ao funcionamento (academia, shopping, teatro, cinema, boates e casas de show), primeiro enviaremos o comunicado, depois, havendo registros que estes continuem a funcionar, iremos ao local”, disse. (Com informações da Prefeitura de Vitória)