CULTURA

Festival de Cinema de Vitória começa com homenagem e filmes capixabas

Na cerimônia de abertura, Luciano Rezende, destacou a importância do evento .

Em 12/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os fãs da sétima arte podem comemorar. Começou nesta sexta-feira (11), no Theatro Carlos Gomes, a 22ª edição do Festival de Cinema de Vitória, ex-Vitória Cine Vídeo, a mais importante mostra de cinema do Espírito Santo e que conta com o patrocínio da Prefeitura de Vitória.

Na cerimônia de abertura, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do evento para as comemorações do aniversário da cidade e para a cultura local. "Esse evento é muito importante para a Prefeitura de Vitória, para a cidade de Vitória, para o Espírito Santo e para o Brasil. Sintam-se em casa. Vitória recebe vocês com muito orgulho e carinho".

A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, também deu as boas-vindas ao público e destacou a realização do festival na programação do Viradão Vitória. “Para nós, abrir esse festival com casa cheia e com uma semana intensa de programação cultural é uma grande alegria. Espero que vocês gostem também da Virada Cultural e que estejam com a gente ao logo desses dias de programação".

Homenagem

A noite de abertura também foi de homenagem. O ator José Augusto Loureiro, que comemora 52 anos de carreira em plena atividade no teatro, cinema e televisão, destacou a importância das relações humanas para seguir por tanto tempo na carreira. “Meus colegas de teatro e de cinema e os amigos são a coisa mais preciosa que tenho na minha vida. Eu fiquei no teatro por conta da relação com essas pessoas”.

Mostra Foco Capixaba

A primeira noite de exibição começou com a 4ª Mostra Foco Capixaba, que apresentou cinco produções locais. As ficções “A Própria Cauda”, de Virginia Jorge; “Dinossauros”, de Eduardo Madeira; “Distopia”, de Tatiana Rabelo e Rodrigo Linhales e “Exílio”, de Saskia Sá, além dos documentários “Insular”, de Tati W. Franklin e “Invisível”, de Diego de Jesus.

Na sequência, foi exibido o filme “A Luneta do Tempo”, longa de estreia do cantor e compositor Alceu Valença, estrelado pelos atores Irandhir Santos e Hermila Guedes, dentro da Sessão Especial Petrobras.

Mostra Quatro Estações

À meia-noite, a 5ª Mostra Quatro Estações apresentou cinco filmes que tratam das questões da diversidade sexual e promovem um espaço de liberdade para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.
Foram exibidos os filmes “Amanhã já é Outono”, de Luciana Bezerra; “Como era Gostoso meu Cafuçu”, de Rodrigo Almeida; “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre; “Sailor”, de Victor Ciriaco e “Submarino”, de Rafael Aidar.

Viradão Vitória

O Festival de Cinema de Vitória também faz parte da programação do Viradão Vitória. Na madrugada deste sábado para domingo, o público vai poder conferir as apresentações de Marcelle Motta e Café com Fumaça e do DJ Zappie, no espaço lounge, além da exibição do filme “O Animal Sonhado”, a partir das 5 horas da manhã, dentro da sessão especial para a Virada.

Fonte:PMV