CULTURA
Galeria Homero Massena, em Vitória(ES), promove oficina para surdos
A oficina "Iniciação à xilogravura", vai ser ministrada pelo artista plástico Thiago Arruda.
Em 23/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com o intuito de tornar a exposição “Impressões do acervo” acessível a todos os públicos, a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, vem desenvolvendo uma série oficinas inclusivas. E neste sábado (25), o espaço de arte vai receber um grupo de pessoas surdas, que vai participar da oficina “Iniciação à xilogravura”, ministrada pelo artista plástico Thiago Arruda.
No encontro, os participantes da oficina vão fazer uma visita guiada para conhecer a exposição e em seguida vão se dirigir à biblioteca do Sesc Glória, também no Centro de Vitória, onde vão dar continuidade às atividades. “Vamos trabalhar literatura de cordel. A nossa ideia é que eles construam fragmentos de uma história. E na próxima semana, eles vão pensar em imagens, trabalhar figuras em relevo, com uso de parafina”, declara Thiago Arruda.
“Essas oficinas têm sido enriquecedoras. Em 2013 fiz uma exposição na Galeria Homero Massena e recebi o convite para trabalhar com esse público tão especial. Tem sido um grande aprendizado”, diz o artista plástico.
A atividade terá continuidade no sábado (01). Já nos dias 08, 15 e 23 de
agosto vai acontecer a oficina “Iniciação à gravura em metal”, voltada para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física. As oficinas são gratuitas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail ghmassena@gmail.com. A ação é uma parceria entre a Galeria Homero Massena e o Sesc Glória.
Sobre a exposição
A exposição “Impressões do Acervo” segue em cartaz na Galeria Homero Massena até o dia 22 de agosto. A mostra, que conta com parte do acervo da galeria, apresenta ao público exemplares de xilogravura, litografia, linoleogravura, gravura em metal e serigrafia.
A coleção de gravuras da Galeria Homero Massena abarca não só as obras dos artistas que realizaram exposições no espaço ao longo de seus 38 anos de existência, mas também obras doadas à Fundação Cultural do Espírito Santo quando as mostras aconteciam no Theatro Carlos Gomes, no início da década de 1970 e as que pertenceram à Galeria Álvaro Conde, equipamento cultural que funcionava dentro da Secretaria Estadual de Educação e foi extinta em 1992.
A visitação, aberta ao público, é de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas e aos sábados das 13 às 18 horas.
Serviço
Exposição “Impressões do Acervo” - Ações educativas com surdos
Datas: 25/07,de 13 às 17 horas | 01/08, 13 às 17 horas
Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta/Vitória)
Inscrições: solicitar a ficha de inscrição através do e-mail ghmassena@gmail.com
Fonte: Secult