ECONOMIA CAPIXABA
Governo debate ações de incentivo ao empreendedorismo no ES.
O vice-governador apresentou a "Política de Ocupação Social - Conexão Para um Futuro de Paz".
Em 07/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Empreendedorismo com foco no público jovem, ações que identificam e desenvolvem aptidões e promovam oportunidades de geração de emprego e renda. Essas foram algumas propostas discutidas durante a reunião do vice-governador César Colnago com representantes do Bandes, Prodest, Aderes e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, realizada ontem (6).
Na ocasião, o vice-governador apresentou a "Política de Ocupação Social - Conexão Para um Futuro de Paz", do Governo do Estado.O presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, elogiou a nova política de Estado que, na sua avaliação, irá estimular o ativismo governamental e promover a união de forças de Governo, prefeituras, Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa, no sentido de buscar soluções para os problemas sociais.
"É importante que se faça um plano de trabalho, levando em consideração a realidade de cada território. Pela experiência que tive à frente da Prefeitura de Vitória por duas gestões, acredito muito que ótimas ideias vão nascer dentro das próprias comunidades", afirmou Luiz Paulo, que é ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal.
Segundo os participantes da reunião, identificar as potencialidades econômicas de cada comunidade é um passo importante para mudar a realidade e construir uma cultura de paz e de igualdade. Implantação de bancos comunitários, oficinas de empreendedorismo com foco na qualificação profissional e na geração de renda foram algumas ações sugeridas.
"Através de parcerias com o Bandes, prefeituras e outras entidades, podemos aquecer a economia nesses bairros, identificando as vocações e estimulando o lado empreendedor dos moradores. É fundamental que a comunidade seja protagonista desse processo, para que possamos mudar a realidade, valorizando e estimulando o que ela tem de melhor", afirmou o vice-governador César Colnago, coordenador da Política de Ocupação Social.
O secretário de Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, também defendeu a oferta de estágios para jovens que vivem em áreas vulneráveis. "É uma ótima oportunidade para esses jovens desenvolverem suas aptidões, tendo como critério básico estar matriculado na escola pública", salientou, informando que em 2009 o Governo do Estado implantou o Programa Jovens Valores, que já ofereceu mais 3 mil postos de estágio nos diversos setores da administração para jovens matriculados em escolas públicas.
Participaram da reunião o presidente do Prodest, Renzo Colnago; o secretário de Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo; o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas e a diretora da Aderes, Lúcia Dornellas.
Fonte: Secom/ES