SAÚDE
Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março
No próximo mês, 14 médicos do programa Mais Médicos irão atender na Terra Indígena.
Em 24/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com dados do Ministério da Saúde, após um mês de decretada a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no território yanomami, 78% das crianças atendidas deixaram quadro grave de desnutrição para moderado.
No próximo mês, 14 médicos do programa Mais Médicos irão atender na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação é da ministra da Saúde, Nísia Trindade, entrevistada do programa A Voz do Brasil, desta quinta-feira (23). Segundo a ministra, o grupo irá para o território a partir de 14 de março. Depois, mais cinco profissionais vão se juntar à equipe.
“Primeiro, eles fazem durante uma semana uma preparação para conhecerem melhor a realidade e agirem de forma mais adequada. Esta é uma ação de caráter permanente”, explicou Nísia Trindade.
Força Nacional do SUS
A ministra ressaltou ainda que os yanomami, principalmente as crianças, já apresentam melhora no quadro de saúde em razão dos atendimentos emergenciais da Força Nacional do SUS.
“Já temos crianças saindo do quadro mais grave para uma situação de recuperação”, afirmou.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, após um mês de decretada a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no território yanomami, 78% das crianças atendidas deixaram quadro grave de desnutrição para moderado. No total, foram realizados mais de 5 mil atendimentos médicos aos indígenas no período.
A maior parte dos atendimentos ocorre nos polos base das regiões de Auaris, Surucucu e Missão Catrimani. Os pacientes em situação mais grave são levados para hospitais de Boa Vista.
As doenças diagnosticadas entre os indígenas são desnutrição, pneumonia, diarreia aguda, malária e tuberculose. Conforme os especialistas, a maioria é prevenível e pode ser tratada. (Por Carolina Pimentel/Agência Brasil)
Leia também:
> Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em testes
> Vitória abre agendamento para vacinação com a Bivalente
> Vila Velha começa a vacinar com Pfizer Bivalente na segunda
> Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completa 10 anos
> Agentes realizam força tarefa para combater a dengue
> Brasil é segundo país do mundo com mais casos de hanseníase
> Não se esqueça da dengue, o mosquito está solto por ai
> Cachoeiro amplia número de atendimentos na saúde mental
> Urologista alerta para importância do uso de preservativo
> Spray nasal traz esperança de alívio rápido para enxaqueca
> 12 países das Américas estão em alerta máximo por gripe aviária
TAGS: MAIS MÉDICOS | YANOMAMI | ATENDER | PROGRAMA | SUS