EDUCAÇÃO
Guarapari se torna referência do Programa Busca Ativa Escolar
Guarapari alcançou um marco importante em 2025 com o retorno de 16 crianças às escolas.
Em 04/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Segundo a secretária de Educação de Guarapari, Jaciara Lyrio, assim que a nova gestão assumiu o executivo, foi instituído o Comitê Intersetorial para dar suporte as ações do programa Busca Ativa Escolar.
Guarapari alcançou um marco importante em 2025 com o retorno de 16 crianças e adolescentes às escolas, resultado direto da atuação do programa Busca Ativa Escolar e do fortalecimento do trabalho com a criação do comitê intersetorial entre secretarias e órgãos públicos.
>> Escola reinaugura sala para alunos com necessidades especiais
A estratégia, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), combina uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar municípios na identificação, registro e acompanhamento de estudantes fora da escola ou em risco de evasão escolar. Em Guarapari, o programa foi adotado em 2018, mas passou a apresentar avanços significativos nos últimos anos com uma atuação mais direta e atenta.
Reforço da equipe
A coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar de Guarapari, Júlia dos Santos Bernardo, afirma que, com a chegada da nova gestão e o reforço da equipe, os resultados têm sido surpreendentes.
“Enfrentei grandes desafios no início, inclusive por estar trabalhando sozinha. Mas aos poucos, conseguimos importantes parcerias com o Conselho Tutelar e a Semtac. Em 2025, com a chegada da nova gestão e o reforço da equipe, os resultados têm sido surpreendentes.”
A Busca Ativa Escolar tem como princípio o trabalho intersetorial entre diferentes setores da administração pública, como educação, saúde, assistência social e órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Essa abordagem integrada tem sido fundamental para garantir que mais crianças e adolescentes estejam na escola e aprendendo.
A nova gestão de Guarapari instituiu o Comitê Intersetorial para dar suporte ao programa Busca Ativa Escolar. Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
As boas práticas implementadas na atual gestão também foi destaque e virou um estudo de caso do Tribunal de Contas do Espírito Santo.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Jaciara Lyrio, assim que a nova gestão assumiu, foi instituído o Comitê Intersetorial para dar suporte as ações do programa Busca Ativa Escolar.
“A criação do Comitê Intersetorial era uma orientação do Tribunal de Contas e assim que assumimos a Julia nos solicitou e logo instituímos o Comitê para dar suporte as ações do Busca Ativa Escolar. Pra nossa surpresa tivemos um retorno muito positivo com o regresso dos alunos após as visitas e avaliação das necessidades de cada um.”
Leia também:
> Escola reinaugura sala para alunos com necessidades especiais
> Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão
> Concurso "Entre Versos e Rimas" está com inscrições abertas
> Estudantes da Serra aprendem lições de combate à dengue
> Projeto Biblioteca Itinerante leva realidade virtual para alunos
> Fapes lança edital com bolsas para pós-Doutorado Sênior
> PMV nomeia mais professores para atuarem na rede municipal
> Serra realiza "Chamadão da EJA" com vagas em 10 escolas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET