CULTURA

Harper Lee, escritora de "O sol é para todos", morre aos 89 anos.

Escritora vivia reclusa após grande sucesso; em 2015 saiu segundo livro.

Em 19/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A escritora americana Harper Lee morreu aos 89 anos. Ela ficou famosa por escrever o clássico "O sol é para todos" em 1960. A obra ganhou um Prêmio Pulitzer e é considerada uma obra-prima do século 20 por seu retrato da injustiça racial na era da depressão no sul dos Estados Unidos.

A notícia da morte foi divulgada nesta sexta-feira (19), inicialmente pelo AL.com, site de notícias locais do Alabama, nos EUA, e depois confirmada pela agência Reuters. O site e a agência confirmaram a morte por meio de fontes na cidade em que escritora nasceu e vivia, Monroeville. O motivo não foi divulgado.

Harper Lee morava em uma casa de repouso em sua cidade natal no Alabama e sofria de deficiências visuais e auditivas.

Depois do primeiro livro, ela se retirou da vida pública e ficou até 2015 sem lançar um novo romance. No ano passado, foi lançado "Vá, coloque um vigia", que continua a história do livro de estreia. Seu manuscrito foi descoberto nos arquivos da escritora em 2014.

Sucesso absoluto
"O sol é para todos" vendeu aproximadamente 30 milhões de cópias. No ano passado, "Vá, coloque um vigia", teve a maior pré-venda dos EUA desde "Harry Potter", com 1,6 milhão de exemplares vendidos em papel.

"Vá, coloque um vigia", editada pela editora Harper Collins, põe em cena, 20 anos mais tarde, os mesmos personagens de seu primeiro livro.

No primeiro livro, Harper Lee dá voz à menina Scout que admira o pai por seu senso de justiça e por como ele lida com questões duras como a segregação racial no sul dos Estados Unidos. Já na segunda obra, Scout já adulta tem de usar toda sua --falta de-- maturidade para seguir com a vida após confrontar a imagem idealizada do pai com o real pensamento dele.

No cinema, "O sol é para todos" também foi um sucesso, quando foi lançado em 1962. Nomeado a oito estatuetas do Oscar, levou três: melhor ator para Gregory Peck, que interpretou Atticus Finch, advogado e pai da narradora; melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte.

Possível 3º romance
Também no ano passado, um amigo de Harper Lee disse que ela teria um terceiro romance ainda não lançado. O livro ainda não divulgado contaria uma história de crime chamada “The Reverend”, baseada em um caso verídico envolvendo um pastor que matou três pessoas e foi absolvido de assassinato, revelou Wayne Flynt, professor da Universidade de Auburn, que conhece Harper há mais de 30 anos.

“Eu sei que existe porque a irmã (de Harper) Louise me disse”, afirmou em julho do ano passado Flynt, um especialista em cultura sulista, a repórteres na cidade natal da escritora, em Monroeville, Alabama.

Fonte: G1