CULTURA
Hartung vai à Brasília articular reabertura do Museu Mello Leitão.
O Museu de Biologia Professor Mello Leitão foi fundado em 26 de junho de 1949 em Santa Teresa/ES.
Em 18/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta segunda-feira (20), o governador Paulo Hartung embarca para Brasília, onde vai articular, junto ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a regularização administrativa do Museu de Biologia Mello Leitão, localizado em Santa Teresa, na Região Central Serrana do Estado. Operando sem dotação orçamentária, o Museu não conseguiu honrar os contratos e decidiu fechar para visitação.
O impasse acontece por embaraços burocráticos no processo de transferência do Museu do Ministério da Cultura (MinC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorreu em 2014, quando o Museu foi transformado em Instituto Nacional da Mata Atlântica.
O governador ressalta que o Museu é um importante equipamento público que, além de atrativo turístico, auxilia na conscientização da sociedade sobre relações de consumo com o meio ambiente. "Não podemos passar alheios ao fechamento do Museu Mello Leitão, que carrega a história do cientista Augusto Ruschi. Trata-se de um pesquisador de referência nacional e internacional. Por isso, vamos pedir toda atenção do Governo Federal", adianta Hartung.
Museu
O Museu de Biologia Professor Mello Leitão foi fundado em 26 de junho de 1949 pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi. O nome é uma homenagem a Cândido Firmino de Mello Leitão, professor e amigo. O local recebe cerca de 85 mil visitas por ano e tem catalogados 40 mil animais e 48 mil plantas.
Augusto Ruschi
Foi um agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro. O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia. Nasceu em 12 de dezembro de 1915 e faleceu em 3 de junho de 1986. Seu corpo foi enterrado no dia 5 de junho, exatamente quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Fonte:Secom ES