SAÚDE
Hipertensos devem ter atenção com consumo de álcool
Médico afirma que pular o carnaval é saudável, mas não pode exagerar.
Em 09/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Boa parte das pessoas com hipertensão arterial se considera normal, sem doença cardiovascular, ledo engano. Por conta desse conceito errado, muitas vezes fazem coisas que acabam por levá-las a riscos de problemas evitáveis. No carnaval acontece uma dessas situações limites em que os níveis altos de pressão sem sintomas são desvalorizados, mesmo com potencial de causar danos.
Ao se pensar numa pessoa com essa doença cardiovascular nos vêm à cabeça a figura de um idoso doente, o que não é verdade. Hoje a hipertensão passou a ser detectada também na população de jovens ao redor dos 30 anos, com hábitos de vida pouco saudáveis participando de bloco carnavalesco ou mesmo assistindo aos desfiles. É preciso ter bom controle para consumir alimentos salgados e bebidas alcoólicas, pois em geral, neste período, tudo é feito sem limite.
Para as pessoas que têm hipertensão arterial controlada com medicamentos é importante que não deixem de tomá-los, fato frequente, seja com a desculpa de poder beber ou por simples esquecimento. Quanto ao volume e intensidade da participação física, seja numa escola de samba ou bloco, o nível de atividade física no carnaval deve ser aquele ao qual se está acostumado, mesmo não sendo um esportista regular. Talvez o melhor seja o velho conceito das crianças: cansou, parou.
Na verdade, para não estourar os limites deve-se diminuir bastante o ritmo físico, se reidratar com água pura e evitar alcoólicos destilados nessa hora. Parece esquisito falar isso, mas o exercício físico dentro dos limites de cada um é altamente favorável para quem tem hipertensão arterial, uma vez que o esforço físico moderado tem efeitos benéficos de ajudar a manter controlada a pressão arterial por quase 48 horas.
Como nestes últimos anos a participação nos blocos tem sido crescente, vamos incentivá-los a aproveitar essa nova onda com qualidade e menos riscos possíveis. Afinal, a distração e a atividade física aumentam o bem-estar do nosso organismo e afastando certas doenças.