CULTURA

História de Frida Kahlo emociona no palco do Sesc Glória

Espetáculo "Solamente Frida" contagiou o público no palco do Teatro Sesc Glória

Em 15/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Frida Kahlo é uma das artistas mais importantes na história da pintura mundial. Forte, ousada, militante comunista, corajosa e intensa, a mexicana se reinventou através da pintura e transformou boa parte das suas dores, que são muitas, em arte.

Foram recortes dessa mulher que o espetáculo "Solamente Frida", da Cia. Garotas Marotas, do Acre, levou para o público no Teatro Sesc Glória, na segunda noite do 10º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, nesta terça-feira (14).

Com uma narrativa não linear, a atriz Clarisse Baptista vai se transformando em várias Fridas durante o espetáculo. Da adolescente irreverente que se vestia com roupas masculinas no início do século XX e flertava com homens e mulheres ao acidente trágico que sofreu aos 18 anos, quando teve três fraturas na bacia e 11 no pé, além de um ferimento profundo no abdômen provocado por uma barra de ferro e que deixou marcas até sua morte, aos 47 anos.

Em cena, todos esses momentos foram retratados de forma delicada, com o auxílio da iluminação e de um cenário simples que virava uma tela para que sombras e luzes transformassem o mito Frida Kahlo na mulher Frida Kahlo, com suas dores, a luta pela vida e a entrega às paixões (Diego Rivera, grande amor da pintora, ganha destaque especial em um dos recortes da peça).

Fonte: Secom PMV