TEMAS GERAIS
Hollande mantém acolhida e diz que 30 mil refugiados serão recebidos.
Presidente francês falou em Paris após operação contra terrorismo.
Em 18/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O presidente da França, François Hollande, disse nesta quarta-feira (18) que o país manterá sua política de acolhimento a refugiados e receberá 30 mil pessoas nos próximos anos e pediu apoio dos prefeitos para reforçar as medidas de segurança.
“A acolhida dos refugiados caminha junto com o dever de proteger os franceses. Não vamos ceder ao medo aos excessos, nossa coesão social é melhor resposta. Nós temos ter que ser implacáveis contra ira, contra os atos xenófobos. Nada disso pode ser tolerado”, afirmou Hollande.
Hollande fez esse pronunciamento, durante sua participação na assembleia de prefeitos em Paris, pouco depois de uma megaoperação na cidade de Saint Denis que terminou com duas pessoas mortas e sete detidas.
Ação policial
Os policiais buscaram em um apartamento na cidade ao norte de Paris os terroristas responsáveis pelos atentados que deixaram 129 mortos na cidade na última sexta-feira (13). Uma interceptação telefônica deu indícios de que o belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos ataques, estaria no local. A identidade dos suspeitos mortos e detidos ainda não foram divulgadas.
A ação, que começou na madrugada e terminou às 9h, foi uma caçada a suspeitos de terrorismo, em especial ao mentor dos ataques contra a capital francesa, Abdelhamid Abaaoud. O paradeiro dele segue desconhecido.
Os alvos da operação planejavam realizar um ataque ao distrito financeiro parisiense de La Defense, de acordo com a agência Reuters, que citou apenas uma fonte próxima às investigações.
Fonte: G1