CULTURA

Homenagem à Celina Rodrigues em exposição na Casa da Memória

Celina será homenageada na exposição "Coração Nostálgico", que abre nesta quarta (15).

Em 15/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

“As pinturas surgiam em viagens pelo Espírito Santo, em que ficávamos às margens da estrada, de manhã até o entardecer, extraindo o que de mais belo a paisagem podia nos mostrar. Foi assim que nasceu a obra Vale do Canãa, de Santa Teresa, de 1947”. O processo de criação descrito pela artista plástica Ângela Gomes fez parte da sua trajetória durante os anos em que acompanhou os trabalhos da amiga e também artista plástica e professora, Celina Rodrigues. 

Falecida em 1999, Celina será homenageada pela artista na exposição “Coração Nostálgico”, que abre nesta quarta-feira (15), às 19h30, na Casa da Memória, na Prainha. A mostra é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.
 
São, aproximadamente, 30 obras, a maioria composta por trabalhos de Celina, alguns da década de 40 e inacabados, devidamente guardados no acervo da família, amigos e da própria Ângela, que também vai apresentar seus trabalhos.
 
Celina Rodrigues era considerada por Ângela como sua “mãe artística”, devido à grande influência que teve na carreira da artista. Ainda assim, enquanto as obras de Celina eram clássicas, Ângela é referência na Arte Naif, que consiste em uma arte simples, sem as técnicas acadêmicas. As duas, no entanto, sempre tiveram seus trabalhos marcados por divulgar as paisagens do Espírito Santo.
 
Ângela Gomes participou, em abril desse ano, de  duas mostras coletivas em Portugal e Mônaco, sendo a única brasileira entre os 14 artistas convidados.
Autodidata, a capixaba realizou sua primeira exposição individual em 1981. Sua fascinação sempre foram as paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular – o povo, seus usos e costumes, onde busca, junto às comunidades, elementos para abastecer seu universo iconográfico, através de suas pesquisas.
 
Serviço
 
Local: Casa da Memória de Vila Velha – Rua Luciano das Neves, casa 14, Prainha, Vila Velha – telefone: (027) 3388.4344
Abertura: 15 de julho (coquetel para convidados)
Horário: 19h30
Produção: Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.
Visitação: 16/07 a 04/08/15 - de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Fonte:PMVV