SAÚDE
Hospital Estadual Central orienta idosos sobre automedicação.
A automedicação é um assunto ainda pouco discutido, mas muito praticada entre as pessoas.
Em 12/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A automedicação é um assunto ainda pouco discutido, mas muito praticada entre as pessoas. O uso indiscriminado de medicamentos pode causar problemas de saúde. Pensando nisso, o Hospital Estadual Central, em Vitória, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina, organizou a Semana da Farmácia, um evento destinado a informar e conscientizar funcionários, acompanhantes de pacientes e a comunidade sobre os perigos do uso de remédios sem orientação.
Entre as atividades previstas está uma palestra para idosos, na quarta-feira (14), no Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro de Vitória. A diretora técnica do Hospital Estadual Central, Andrea Saliba, lembra que um ano atrás o hospital realizou palestras para idosos sobre acidente vascular cerebral em diferentes espaços da capital, e ressalta que, mais uma vez, encontrou uma oportunidade de estar próximo da comunidade desenvolvendo atividade de prevenção.
“Com a Semana da Farmácia, vamos repetir essa experiência oferecendo orientações sobre os riscos da automedicação. Afinal, o farmacêutico está vocacionado para cumprir o seu papel perante a sociedade, comprometendo-se em promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida da população por meio de seu trabalho”, comenta a diretora.
Segundo o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen), a automedicação é caracterizada quando a pessoa toma algum medicamento por conta própria ou orientada por um leigo, ou seja, por alguém que não tem conhecimento para dar esse tipo de recomendação. O Toxcen atende profissionais de saúde e população pelo telefone 0800 283 9904, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. No ano passado, foram registrados por esse serviço 160 casos de pessoas que tiveram reações indesejadas por causa de automedicação. Esse número, porém, não reflete o total de pessoas que se automedicam.
Programação interna
A programação da Semana da Farmácia começa com um evento interno em homenagem à equipe de profissionais da Farmácia do Hospital Estadual Central, nestas segunda (12) e terça-feira (13). Nestes dois dias também será realizada uma dinâmica com os funcionários com orientações sobre automedicação. Eles poderão responder perguntas com falso ou verdadeiro e ganharão um brinde pela participação. As atividades para os funcionários serão realizadas em dois turnos para que o maior número possível de colaboradores possa ser impactado pela ação.
Também nesta terça (13) e na sexta (16), o público-alvo serão os acompanhantes dos pacientes internados. Eles vão receber informações dos farmacêuticos do hospital e poderão tirar dúvidas sobre automedicação. “Os farmacêuticos que atuam nas unidades de saúde são os últimos profissionais a manterem contato com os pacientes. Qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparente ser, pode desencadear gravíssimas reações indesejáveis. O que impede ou diminui os riscos advindos do uso inadequado de um medicamento é a orientação farmacêutica,” comenta a coordenadora de farmácia do Hospital Estadual Central, Kely Ribeiro de Souza França.
Palestras da Semana da Farmácia
Terça-feira (13)
Horário: 15h às 17h
Local: auditório do Hospital Estadual Central
Público-alvo: acompanhantes de pacientes internados no hospital
Quarta-feira (14)
Horário: 8h30 às 9h30
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade do Centro de Vitória – Rua Cel. Monjardim, nº 147
Público-alvo: idosos
Sexta-feira (16)
Horário: 15h às 17h
Local: auditório do Hospital Estadual Central
Público-alvo: acompanhantes de pacientes internados no hospital
Fonte: Secom/ES