ECONOMIA CAPIXABA

Imóveis de Vitória têm segunda maior alta do país, diz pesquisa

Preço médio teve avanço foi de 11,79%, segundo a Fipe.

Em 07/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os imóveis de Vitória e Vila Velha registraram valorização acima da inflação e da média nacional. De acordo com o índice FipeZap, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço médio dos imóveis da capital capixaba registram um avanço de 11,79%, o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Goiânia, com 12,72%.

Em Vila Velha, houve expansão média de 8,62%, mais tímida do que a registrada em Vitória, mas superior à média brasileira, de 6,7%. No ranking das 20 cidades contabilizadas pelo índice, Vila Velha figura na quinta posição entre as maiores valorizações. O cálculo da Fipe é feito em cima dos preços de imóveis anunciados no site Zap Imóveis.

Na avaliação do economista da Fipe, Bruno Oliva, o pouco espaço disponível na Grande Vitória, principalmente na capital, contribuíram para esse desempenho acima da média. “Uma das principais variáveis na composição de preços é o terreno. Quando há poucos, caso de Vitória, a tendência é de preços mais altos”, argumentou Oliva.

Em todo o Brasil, o preço médio dos imóveis avançou 6,7%, a menor alta anual registrada pelo FipeZap desde 2010. Em 2013, o aumento foi de 13,74%. Em termos reais (quando desconta-se a inflação), o ano foi de estabilidade, afinal, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consolidado de 2014 deve ficar em 6,45%, de acordo com os analistas. Portanto, o avanço real foi de apenas 0,25%.

Fonte: G1-Espírito Santo