SAÚDE
Incor supera marca de mil transplantes realizados desde 1985.
Instituto do Coração do Hospital das Clínicas já fez 1.080 procedimentos.
Em 01/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP (Incor) superou a marca dos mil transplantes. Foram realizados 1.080 procedimentos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pela instituição.
Desde o primeiro transplante realizado na instituição, em 1985, foram 564 transplantes de coração em adultos, 230 transplantes em crianças e 286 transplantes de pulmão.
Isso corresponde a 40% de todos os transplantes de coração realizados no estado de São Paulo e 37% dos realizados no Brasil. O Incor fica na sétima posição mundial dos maiores centros de transplante cardíaco do mundo.
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor do Incor, a instituição poderia fazer ainda mais transplantes caso houvesse mais doadores de órgãos no país. "Em estrutura e captação de órgãos, se melhora a cada dia. Temos estrutura para isso, o problema é o doador. Tem doadores, mas precisamos de mais", diz Kalil.
Ele destacou os avanços promovidos no transporte dos órgãos a serem transplantados no país. "Temos helicópteros e aviões do estado de São Paulo para captar órgãos à distância. Com o decreto de Temer, também podemos usar avião da FAB para esse transporte, o que promoveu uma melhora ainda maior."
Em junho, o presidente em exercício, Michel Temer, ordenou que a Aeronáutica mantenha permanentemente à disposição um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar no transporte de órgãos e tecidos para transplantes.
Protesto
Participaram do evento para marcar a superação da marca de mil transplantes no Incor o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Saúde de São Paulo, David Uip.
Um grupo de manifestantes protestou contra as autoridades durante o evento, com cartazes que mencionavam Temer, Barros, Alckmin e Uip.
Fonte: g1-SP