SAÚDE
Influenza: Vila Velha inicia vacinação em moradores de rua
Secretaria de Saúde incluiu moradores de rua na Campanha de Vacinação contra Influenza.
Em 24/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O equipamento social atende aproximadamente 80 pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento e das 7h às 17h, de segunda a segunda-feira.
Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde incluiu as pessoas em situação de rua na Campanha de Vacinação contra Influenza, no âmbito do Programa Estadual de Imunizações do Espírito Santo. Devido à vulnerabilidade desse público e da diminuição das temperaturas, a ação visa proteger as pessoas contra o vírus H3N2 e as síndromes respiratórias.
As equipes de saúde dão início à busca ativa pelas pessoas em situação de rua, uma vez que as mesmas circulam nas vias públicas permanentemente, não tendo assim uma localização fixa. Os abrigos, avenidas e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), serão alguns lugares onde a vacinação vai acontecer em Vila Velha.
A coordenadora de Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, fala sobre o empenho na procura pelas pessoas em situação de rua, com o intuito de alcançar a integralidade desse público:
“Nossas ações funcionam além dos limites da cidade. Estamos indo a todas as regiões de estadia possíveis dessas pessoas. Com a ajuda das equipes do Consultório na Rua e da Assistência Social, estamos traçando estratégias para garantir a vacinação de todos”, conclui.
Programação
Nesta quarta-feira (25), as equipes estarão no Centro Pop a partir de 9h, para vacinar as pessoas em situação de rua (PSR) que estarão presentes.
O Centro Pop, localizado no bairro Divino Espirito Santo, realiza atendimento socioassistencial, alimentação, higienização pessoal e encaminhamento das Pessoas em Situação de Rua para emissão de documentos, Sine e consultas, dentre outros serviços.
De acordo com a referência técnica dos serviços Pop Rua, Zilane Ferreira, o intuito é trabalhar a autonomia e a construção de novos projetos de vida:
“É importante ressaltar a necessidade dos serviços trabalharem em rede, de forma a promover o acesso às políticas públicas”.
O equipamento social atende aproximadamente 80 pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento e das 7h às 17h, de segunda a segunda-feira.
A vacinação
Para as pessoas em situação de rua (PSR) com mais de 9 anos de idade, a vacinação contra Influenza acontece em dose única. No caso das crianças de 6 meses a 8 anos de idade primovacinadas (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida), a primeira dose será aplicada e, após 30 dias, as equipes voltarão para administrar a segunda dose.
Caso o munícipe já tenha recebido pelo menos uma dose da vacina Influenza nos anos anteriores, será necessário apenas reforçar a dose. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país
> Sesa realiza ações da campanha sobre doação de córneas
> Ibiraçu está vacinando os grupos prioritários da Influenza
> UPA Infantil registra alta de 40% em internação de crianças
> Dia D de vacinação contra gripe, covid e sarampo em João Neiva
> Serra: Vacinação sem agendamento no shopping Montserrat
> Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
> Vacinação: semana de intensificação contra gripe e sarampo
> Serra abre novas vagas de vacina em agendamento on-line
> Estado registra mais de mil casos de Chikungunya em 2022
> Brasileiro é 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha
TAGS: VILA VELHA | VACINAÇÃO | INFLUENZA | CAMPANHA | MORADORES DE RUA