TEMAS GERAIS
Infraero diz que obras no Aeroporto de Vitória seguem dentro do prazo.
Ordem de serviço foi assinada em junho e previsão de entrega é 2017.
Em 23/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou, nesta quinta-feira (22), que as obras de construção do novo terminal de passageiros e nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Vitória estão em andamento e dentro do cronograma. No total, as obras de ampliação vão custar R$ 523,5 milhões e a previsão de entrega é 2017.
Depois de 12 anos de espera, a ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em junho de 2015.
No local, há movimentação de caminhões, máquinas e gente trabalhando. Serão construídos um pátio para aviões, uma pista de pouso e decolagem com mais de dois quilômetros de extensão, e um terminal de dois andares, com capacidade para seis milhões de passageiros.
Segundo a Infraero, a mobilização dos canteiros administrativos e avançados foram concluídas, assim como a retirada de vegetação, cortes e aterro de terreno, topografia e limpeza.
No momento, ainda de acordo com a Infraero, estão sendo executadas as atividades de terraplanagem nas áreas da nova pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, bem como o início das fundações do novo terminal de passageiros.
No aeroporto Eurico de Aguiar Sales, capixabas que voltaram de viagens dizem que esperam pelas obras de ampliação.
“Todos nós, capixabas, estamos aguardando essa promessa, que já vem se arrastando tanto tempo. Estamos na expectativa de que tenhamos um aeroporto decente. Nós que voltamos de uma viagem internacional e passamos por vários aeroportos, a gente percebe o quão deficiente é o nosso”, disse o agente de turismo Valdecir Ferreira.
“Quem sabe um dia meus filhos não conseguem ver esse aeroporto ficar pronto? Acho que demora, mas tem que fazer. A gente acabou de vir de Natal e qualquer aeroporto lá é melhor do que o daqui. Pelo lugar que nós temos, está muito largado”, disse o oficial de produção Geraldisson Ricardo.
Histórico
São 12 anos de espera e promessas para a reforma do aeroporto. A primeira foi em 2004, quando o então presidente Lula veio ao estado para anunciar a reforma, e as obras começaram no ano seguinte. Após denúncias de superfaturamento, foi paralisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Em 2007, novas promessas foram feitas. Em 2013, o ministro da aviação na época, Moreira Franco, veio ao estado anunciar o início das obras, mas o impasse no TCU continuou. Em 2014, a presidente Dilma esteve no estado para anunciar uma nova licitação.
As obras foram retomadas depois que o ministro da aviação civil, Elizeu Padilha, assinou a ordem de serviço, em junho de 2015.
Fonte: G1-ES