ECONOMIA CAPIXABA
Intenção de consumo das famílias cresceu em 12 meses seguidos
O indicador está em trajetória de crescimento desde janeiro de 2019.
Em 02/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em dezembro, a intenção de consumo das famílias de Vitória somou mais um mês de crescimento, totalizando doze consecutivos. Embora o indicador abaixo de 100 pontos ainda mostre que as famílias estão insatisfeitas com o patamar atual de consumo, o índice vem apresentando trajetória de recuperação ao longo de 2019. Nesse mês, tanto as famílias com ganhos abaixo de 10 salários mínimos (s.m.), quanto aquelas com renda maior, mostraram alta em suas avaliações.
Na avaliação da Fecomércio-ES, a disposição para as compras esteve em crescimento ao longo de todo o ano de 2019. Alguns fatores contrubuíram para a melhoria da percepção do consumidor em relação ao consumo, como inflação e juros mais baixos e relativa segurança no emprego. O fato das perspectivas profissionais estarem muito melhores do que há um ano certamente também tem influenciado a confiança das famílias a progredirem com as compras. Para 2020, a perspectiva é que os indicadores do mercado de trabalho ganhem mais ritmo e como consequência o consumo.
Resultados Dezembro 2019
Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou mais uma alta, ficando 3,7% maior em relação ao mês anterior, atingindo 68,3 pontos em dezembro. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 46,1%. O índice varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.
Resultados por componentes
O destaque positivo na passagem de dezembro foi para Momento para Duráveis, com alta de 7,8% e obtendo 53,5 pontos. Todos os componentes apresentaram avanços, tanto na comparação com o mês anterior quanto em relação a dezembro de 2018.
Emprego
O Emprego Atual é o mais bem avaliado entre os componentes do ICF e o único na zona de otimismo do índice (acima de 100 pontos) e teve alta de 0,6% em relação ao mês anterior, marcando 104,7 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais ainda é o componente que possui o mais baixo valor em pontos (41,9 pontos) e mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses. Avançou 6,2% frente ao mês anterior e de 189,4% frente ao ano de 2018.
Consumo
O Nível de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado, obteve alta de 6,9% em dezembro frente a novembro e em relação a dezembro de 2018 cresceu 75,5%. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 6,6% na comparação mensal e de 63,0% em relação ao mesmo mês do ano passado. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.
Renda e Crédito
O indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 1,2% contra o mês anterior e 22,2% em relação ao mesmo mês em 2018. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 2,6% frente a novembro e 54,0% em relação a dezembro de 2018. A Compra de Duráveis teve alta de 7,8% frente ao mês anterior e 73,9% em relação ao ano de 2018.
Intenção de Consumo por Renda Familiar
Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., mostrou que o primeiro grupo de famílias tem diminuído o pessimismo com as avaliações.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil registrou queda de 0,8% em dezembro com relação a novembro, depois de quatro altas consecutivas e marcando 96,3 pontos. Na comparação dezembro de 2018 avançou 5,6%.
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. (A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES) (Fecomércio-ES)