CIDADE

João Neiva ganha espaço na fabricação de cervejas artesanais

No total, já são três empresas registradas e uma delas é a Três Torres.

Em 19/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMJN - Reprodução

O mercado de fabricação de cervejas artesanais tem crescido em todo o Brasil e em João Neiva não tem sido diferente. O município, que antes era conhecido como o lugar da cachaça, hoje divide espaço com as cervejas. No total, já são três empresas registradas e uma delas é a Três Torres.

A fábrica é instalada às margens da BR 101, no Bairro São Carlos e leva esse nome em homenagem ao sobrenome da família que toca a empresa, a família Torri.

A história da Três Torres começa a ser contada no ano de 2017, quando os irmãos Wagner, Fabrício e Regina, tiveram a ideia de montar uma fábrica de cerveja.

Atualmente, quem toma a frente de tudo é Fabrício Torri, junto ao seu cunhado Michel Borghi, que é casado com Regina. Juntos, os dois cuidam do passo a passo do processo de fabricação da cerveja.

Segundo Fabrício, a capacidade de produção da bebida varia de acordo com a procura. “A nossa fábrica possui uma capacidade instalada de produção de seis a oito mil litros de cerveja por mês, mas a produção varia de acordo com a demanda”, destaca.

As cervejas artesanais são conhecidas por terem uma produção em menor escala e por possuírem características mais encorpada e sabor mais acentuado, devido ao processo de fabricação envolver uma escolha detalhada e criteriosa de insumos. A Três Torres fabrica sete tipos diferente da bebida.

A Premium Lager é a mais vendida e todo esse sucesso se deve a sua aparência de coloração ouro pálido, limpa e brilhante, com espuma branca, suave e cremosa. Seu aroma é um equilíbrio entre o lúpulo e o malte. E seu sabor tem uma textura fina e com um sutil ponto de amargor que permanece na boca.

A Hop Larger é uma cerveja equilibrada, corpo médio, coloração dourada e espuma de boa formação. Seus aromas e sabores remetem notas de frutas cítricas como laranja, toranja e de alguns cereais. 

O tipo American Red tem cor avermelhada, seu amargor é médio e destaca-se pela harmonia entre o malte e um generoso sabor de lúpulo que perdura ao final. 

Já a American Ipa possui uma coloração acobreada, espuma de média formação e leva em sua receita doses extras de lúpulos americanos, que oferecem notas cítricas, frutadas e gosto mais amargo característico do estilo.

A New Englad Ipa tem cor amarelada, totalmente turva e com baixa formação de espuma. Seus aromas são intensos, remetendo a frutas tropicais como goiaba, mamão, manga, melão e lichia. Seu paladar é médio-baixo amargor e dulçor, corpo cheio, baixa carbonatação e um gosto de lúpulo muito presente e que sobra no final.

O tipo Imperial Poter é uma cerveja de cor marrom a marrom escuro. Não tem perfil de torrefação como em outras variações. Apresenta aroma de maltes tostados remetendo a toffee e cacau em destaque, com pouco aroma de lúpulo. Na boca tem dulçor e amargor médios, com baixo corpo.

E por fim a Double Ipa, que tem uma cor acobreada e traz um aroma intenso de aromade lúpulos cítricos. Um amargor pronunciado, com persistência dos sabores do lúpulo.

Faricação

O processo de fabricação dessas bebidas varia de acordo com sua complexidade. De acordo Fabrício, pode durar de 20 a 60 dias, contando com moagem, lavagem, fervura, resfriamento, fermentação e maturação.

Michel conta que para a escolha dos produtos que são utilizados na fabricação da bebida, eles contaram com a ajuda de especialistas. “Quando decidimos montar a fábrica, pensamos em oferecer um produto de qualidade para nossos clientes, por isso decidimos contratar os serviços desses especialistas. Eles contribuíram com orientações do melhor material e as melhores marcas que poderiam ser utilizadas na fabricação da nossa cerveja”, comenta.

Outro detalhe importante é que a empresa também pensa no meio ambiente. Ao invés de distribuírem seus produtos em garrafa de vidro, são utilizadas latas de alumínio que podem ser recicladas.

Além disso, todo o rejeito do material é doado para um produtor rural que cria gado de leite e utiliza o resíduo como complemento alimentar para esses animais. No total são 400 kg de rejeito úmido por produção.

A produção da bebida vem crescendo consideravelmente e está ficando cada vez maior. Michel, que atuava engenheiro em uma grande empresa do ramo de papel e celulose, largou tudo para trabalhar apenas com a fabricação de cerveja.

O mesmo aconteceu com Fabrício, que era servidor público e hoje se dedica a empresa. Ele conta que também já realizou alguns cursos de especialização no ramo. “Um dos pontos importantes para o sucesso do seu negócio é ir em busca de especialização e fui atrás disso. Tenho um curso na área de Tecnologia Cervejeira e também, fui a Blumenau para participar de um curso de Sommelier.

A empresa vem crescendo tanto que a inauguração da loja, que fica junto a fábrica, tem previsão de inaugurar ainda esse ano, no último mês de 2019.

Hoje, a Três Torres atende principalmente em João Neiva e na região. Por estar localizada perto da BR e assim, com uma logística positiva, clientes de outros estados também param no local para poder comprar os produtos.

Visitas

Para quem deseja comprar os produtos das Três Torres, a fábrica fica localizada às margens da BR 101, sentido Linhares. Para realizar a visitação, é necessário entrar em contato para marcar horário, no telefone (27) 99784-7034.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Neiva