CULTURA

Jornalista e escritor de Portugal lançará livro em Vitória

Luso-Brasilidade Musical, de Ígor Lopes, propõe discutir diálogo cultural entre Brasil e Portugal.

Em 28/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/(Montagem/Correio Capixaba)

Este novo trabalho de Ígor Lopes, que será lançado no próximo dia 06 de novembro, na Lojinha da Fábrica da Editora Pedra Azul, em Jucutuquara, Vitória (ES),  destaca as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

No próximo dia 06 de novembro, o jornalista e escritor Ígor Lopes lançará sua nova obra “Luso-Brasilidade Musical – A influência da Música na Ligação entre Brasil e Portugal”. O evento será às 18h30, na Lojinha da Fábrica da Editora Pedra Azul, em Jucutuquara, Vitória (ES).

>> Livro fotográfico “Baía das Tartarugas" será lançado no dia 08

Com o apoio do Governo Federal e selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério da Cultura, o livro é resultado de um projeto que celebra os 200 anos da Independência do Brasil, destacando a rica conexão musical entre os dois países.

Este novo trabalho de Ígor Lopes destaca as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central. O livro examina o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural compartilhada entre Brasil e Portugal. Nas 255 páginas desse projeto literário, Ígor Lopes explora como a música, desde o fado e o samba até as influências contemporâneas, tem sido uma força de integração, criando diálogos culturais que transcendem fronteiras geográficas e históricas. A aposta recai em entrevistas a nomes que moldaram o tom das relações no campo artístico e musical, nos dois países.

A pesquisa

No seio da pesquisa que dá corpo a este novo livro, editado em 2022, há referências à cooperação cultural e musical, um retrato do movimento associativo português no Brasil, a imponência do fado, a integração promovida pelo samba, estudos sobre a vida e obra de nomes como a fadista portuguesa Maria Alcina, o compositor Alcino Correia, o cantor Roberto Leal, a exuberância de Carmen Miranda, entre outros casos que marcaram a agenda artística luso-brasileira.

A obra inédita debruça-se ainda sobre momentos históricos marcantes, o intercâmbio artístico, além de depoimentos de músicos e especialistas que viveram essa trajetória conjunta, tendo a música como um dos principais fios condutores de uma identidade lusófona única, essencial para entender as relações atuais entre Brasil e Portugal.

“O objetivo destes lançamentos é promover um melhor diálogo entre os cidadãos residentes no Brasil e em Portugal, incentivando o espírito colaborativo entre os dois países. Escrever “Luso-Brasilidade Musical” foi uma jornada de redescoberta das profundas ligações que unem Brasil e Portugal por meio da música."

O prefácio é assinado por Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e responsável pelo Instituto Cultural Cravo Albin. Há ainda a participação de entidades e autoridades entre os dois países irmãos. Existem referências à cooperação cultural e musical e um retrato do movimento associativo português no Brasil.

"Espero que esta obra contribua para um entendimento ainda maior das nossas semelhanças culturais e que inspire novos diálogos e colaborações artísticas entre os nossos povos."

Ficha técnica:
Título: “Luso-Brasilidade Musical – A influência da Música na Ligação entre Brasil e Portugal”;
Autor: Igor Lopes;
Nacionalidade: Portugal;
Paginação: 255 páginas;
Publicado: Em 2022;
ISBN: 978.655845-011-5;
Publicado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE;
O livro, entregue em todo o mundo, pode ser solicitado em: info@agenciaincomparaveis.com

Serviço:
Lançamento do livro “Luso-Brasilidade Musical – A influência da Música na Ligação entre Brasil e Portugal”;
Dia 06 de novembro, às 18h30;
Lojinha da Fábrica da Editora Pedra Azul;
Avenida Paulino Müller, Jucutuquara, Vitória (ES);
Informações:
Alexandre Mendes – Presidente da Associação de Portugueses do ES (APES): (27)  99904-9269;
Chirlei Wandekoken, Livraria Pedra Azul: (27) 99705-6108 (WhatsApp).

Sobre o autor:
Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que conecta Brasil-Portugal e União Europeia e Mercosul, coordenador editorial internacional da plataforma Diáspora Lusa, coordenador de redação do jornal Gazeta Lusófona (Suíça), jornalista do jornal Mundo Lusíada, da agência e-Global (Lisboa), do Diário da Lagoa (Açores), da Revista do Villa (Brasil), colunista do jornal “Voz de Portugal” e de outros jornais na diáspora portuguesa. É colaborador da RDP Internacional, com o podcast “Rumo ao Sul”, e correspondente internacional do programa de TV “Assim é Portugal” (Brasil) na Europa. (Por Fernanda Martins/AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Livro fotográfico “Baía das Tartarugas" será lançado no dia 08
Espetáculo "Fuscalhaços" começa circular pelo Espírito Santo
Vila Velha estuda criação de museu na Estação Leopoldina
Parque Moscoso terá evento cultural à partir de sexta (25)
Michele Boldrini: Autora capixaba lança livro infantil sobre congo
Escolas de Vitória e Serra receberão intervenções artísticas
3° Prêmio da Música Capixaba homenageia Alexandre Lima

TAGS:
​ LIVRO | PORTUGAL | BRASIL | PROPOSTA | CULTURA