SAÚDE

Julho amarelo reforça importância de teste de Hepatites

No mês do julho amarelo, Vitória reforça a importância de realizar teste de Hepatites Virais

Em 26/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Em 2020, foram registrados 55 casos de Hepatites Virais na capital, doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e tem sua transmissão por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.

Julho é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. No dia 28 é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cor amarela, escolhida para representar a ação, faz menção a um dos sintomas característicos da doença que deixa a pele e os olhos amarelados.

Em 2020, foram registrados 55 casos de Hepatites Virais na capital, doença infecciosa que se aloja especialmente no fígado e tem sua transmissão por meio de relação sexual desprotegida, contato com secreções e sangue contaminados e por transmissão vertical.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

"As hepatites virais são doenças muito silenciosas e, quando surgem os sintomas, a doença pode estar em fase avançada ou crônica, por isso, é muito importante fazer o teste, tanto o de hepatite B quanto o de hepatite C. Estes testes são disponibilizados na rede de saúde, seja o teste rápido, onde o resultado fica pronto em 15 minutos, ou o laboratorial. É muito importante fazer o teste pois, se diagnosticada a doença, o ideal é iniciar imediatamente o tratamento. A hepatite C, por exemplo, tem cura", disse a diretora do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Martha Beatriz Machado.

Prevenção

Algumas medidas simples podem evitar a doença, como lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

Programa de Hepatites Virais

Desde abril, o município de Vitória, por definição do Ministério da Saúde, assumiu o tratamento das Hepatites Virais, inclusive, com a dispensação de medicamentos, que era realizada pelo Estado.
O município já atendia os pacientes coinfectados com HIV e Hepatites Virais dos tipos B e C.

Testes

Oteste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e pode ser realizado nas unidades de saúde e Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da capital. O teste e o tratamento estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de resultado positivo, o municipe também encontra tratamento gratuito na rede municipal de saúde, no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, que está localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Parque Moscoso - Centro de Vitória (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde do Centro de Vitória).

Vacina

Atualmente o SUS disponibiliza vacinas para hepatites A e B, que garantem a proteção das pessoas contra essas infecções. A vacina da Hepatite A está disponível no SUS em dose única para crianças de 15 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Já a vacina da hepatite B pode ser administrada para pessoas, sem limite de idade, com esquema de 3 doses.

Para se imunizar, o cidadão pode agendar o seu horário por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. (Secom/PMV)

Leia também:

OMS: Surto de varíola dos macacos pode ser interrompido
Cariacica oferece testagem sem agendamento nas UBS
Serra promove edição do fórum municipal de hepatites virais
Unidades de saúde de Vitória cultivam plantas medicinais
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (25)
> ​Vacinação noturna na Praia da Costa e em Terra Vermelha
Sesa orienta sobre cuidados para se evitar a monkeypox
Espírito Santo vai intensificar a vacinação nesta semana
Covid-19: Linhares começa a vacinar crianças de 3 a 5 anos
Covid-19: Brasil tem 9,8 mil casos e 37 óbitos em 24 horas

TAGS:
HEPATITES | VITÓRIA | JULHO AMARELO | TESTE | VACINA