SAÚDE

Laranjeiras e outros bairros de Serra recebem combate à dengue

O combate ao Aedes aegypti serão realizadas hoje (12) no bairro Planalto Serrano A.

Em 12/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes - Secom/PMS

A partir desta segunda-feira (12), os Agentes Comunitários de Saúde da unidade de Parque Residencial Laranjeiras iniciam o trabalho de conscientização da população sobre a importância do combate à dengue no bairro Valparaíso. Até a última sexta-feira (9), o trabalho foi feito no próprio bairro Parque Residencial Laranjeiras. 

A ação começou na primeira semana de julho e tem como objetivo informar os moradores sobre como eliminar os focos do Aedes aegypti. É entregue material informativo que orienta como verificar os possíveis criadouros nas residências e quintais.

Planalto Serrano

As ações de combate ao Aedes aegypti também serão realizadas hoje (12) no bairro Planalto Serrano A.

A prefeitura vem reforçando o combate a dengue em bairros estratégicos como Planalto Serrano A e Nova Carapina I, onde o trabalho dos agentes já começou na última sexta-feira (09).

Combate à dengue

A Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado e faz o monitoramento de mais de 1.100 equipamentos semanalmente. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d'água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas). Foram realizados em 2019 mutirões em bairros com maior incidência. 

O que verificar:

- Quintal

  • A caixa d´água deve estar vedada;

  • As calhas devem estar limpas;

  • Não deixe no quintal, a céu aberto, baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;

  • Não deixe pneus jogados no quintal;

  • Encha os vasos de flores com areia impedindo acúmulo de água;

  • Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;

  • Deixe as garrafas de cabeça para baixo;

  • Trate a piscina antes de viajar e, se puder, tampe-a.

- Interior da casa

  • Ralos devem estar telados ou tampados;

  • Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;

  • Verifique as bandejas externas do ar-condicionando e da geladeira e deixe-as limpas.

MAIS NOTÍCIAS

De pai para filho: Congo é tradição nas famílias serranas

Símbolo da cultura serrana, o Congo tem forte representatividade no município, onde atravessa gerações. Os mais velhos transmitem aos filhos e netos a importância da música e das festividades que o envolvem, mantendo viva a tradição.

E neste domingo (11), data em que é comemorado o Dia dos Pais, o mestre de Congo Adenis Luiz Ramos, 50 anos, que está à frente da banda da comunidade de Pitanga, compartilha sua paixão com os filhos das mais variadas idades.

De pai para filho: Congo é tradição nas famílias serranas

Principal manifestação da cultura capixaba, o congo se mantém vivo . Foto: Everton Nunes - Secom/PMS

Deivid, 22 anos, Kailã, 11 anos, e Ícaro, que tem só quatro aninhos, fazem parte da banda ao lado do pai, que assumiu o posto de mestre em 2002, quando o seu pai, Domingos Ramos, faleceu. Seu Domingos era mestre até então, cargo que ocupou por mais de 30 anos.

Congo Capixaba

Principal manifestação da cultura capixaba, o congo se mantém vivo por meio da transmissão, entre as gerações, dos ritmos, músicas e danças tradicionais. Em Serra-Sede encontra-se a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), uma das principais entidades de proteção e preservação do patrimônio cultural capixaba.

Também localizada em Serra-Sede, a Casa do Congo, que foi inaugurada em 2000, tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL