EMPREGO & ESTÁGIO
Lições de feedback que irão ajudar a equipe a atingir as metas
Segundo semestre é o momento para intensificar o feedback e garantir que objetivos sejam atingidos.
Em 15/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Fazer reuniões de feedback frequentes deve estar na agenda dos gestores. Pesquisas mostram que são um incentivo às metas de carreira e de negócios.
O segundo semestre do ano é a reta final para atingir as metas estabelecidas em no início de janeiro e, logo, um bom momento para investir em dar feedback para sua equipe. Uma pesquisa da plataforma Feedz, que trabalha o engajamento e o desempenho de equipes, mostrou que 94% dos funcionários compreendem melhor o trabalho quando os gestores fazem reuniões um a um a cada três meses, ao menos, complementando o que foi dito na avaliação de desempenho.
“O feedback estruturado nos ajuda a crescer, tanto na vida quanto na carreira”, diz Bruno Soares, CEO da plataforma.
Aqui, algumas dicas para dar o melhor feedback e conseguir alcançar suas metas com mais rapidez:
Estabeleça uma relação de confiança
O primeiro passo para um processo de feedback saudável é desenvolver uma relação de confiança e segurança psicológica. Se há um relacionamento bem construído com a equipe, se as pessoas sabem que podem testar, errar e criar, vão entender que o feedback é sobre o tópico e não sobre cada um.
Mantenha um ritmo durante o ano
Concentre-se no diálogo contínuo e não se limite a revisões anuais. Estabeleça um ritmo de conversas mensais ou trimestrais, dependendo do grau de maturidade da equipe e do andamento das metas. Ao fazer do feedback um hábito, você incentiva comportamentos orientados para o desempenho. Assim, os erros poderão ser apontados logo que acontecem e os acertos poderão ser reconhecidos com rapidez.
Seja gentil, mas verdadeiro
“Se algo está ruim ou bom, diga claramente o que é. O importante é encarar cada situação com honestidade e leveza”, diz Bruno Soares.
Feedback exige planejamento
Para facilitar a construção de um feedback, escreva um roteiro no papel e tenha em mente: 1) qual o objetivo do feedback; 2) quais os argumentos que sustentam este objetivo; 3) exemplos de ações reais para alcançá-lo. A ideia é sempre evitar mensagens que sejam percebidas como críticas infundadas ou elogios exagerados.
Deixe claro que não é pessoal
Uma crítica tende a ser bem recebida se estiver baseada em argumentos e exemplos reais e feita com gentileza. Apontar os erros na hora e momento certos, por menores que sejam, ajuda a construir uma trajetória profissional melhor e a evitar que os problemas se perpetuem.
Elogie comportamentos
O objetivo do elogio também é ajudar as pessoas a saberem o que fazer, logo deve levar a ações eficazes. A melhor forma de fazer isso é deixar claro na comunicação qual é a prática que deve ser replicada e, se possível, mostrar bons exemplos de diversos membros da equipe ao longo do ano para que todos se sintam reconhecidos.
Faça um convite ao desafio
“Podemos considerar que um feedback foi feito da maneira correta quando geram um desafio positivo. Por mais que tenha sido uma conversa de cinco minutos”, diz Soares.
Pense qual o desafio e a provocação (boa) que você está lançando para cada membro de sua equipe ao chamá-los para uma conversa e mostre como ele pode chegar lá.
Escolha o melhor meio para sua mensagem
Há vários meios para o feedback, cada um com suas vantagens. Falar pessoalmente favorece que a mensagem seja transmitida de forma clara e concisa. E você já se dá conta se o outro entendeu e pode tirar dúvidas na hora.
O feedback por e-mail, possibilita que a mensagem seja preparada por um tempo maior e que você revise o conteúdo escrito antes que a mensagem chegue até o funcionário. Outra vantagem é que, quando tudo fica registrado por escrito, fica mais fácil consultar o que foi dito. Possibilita um pouco mais de controle sobre o conteúdo, mas não sobre como essa mensagem vai ser recebida. E esse é o lado ruim: se houver dúvidas ou necessidade de réplicas e tréplicas, talvez seja melhor recorrer a uma ligação ou a uma conversa cara a cara.
Em videoconferências, há vantagens semelhantes ao da conversa pessoal, mas exige rapidez e concisão, uma vez que há uma fadiga de reuniões online que assola o mundo corporativo.
Há ainda plataformas específicas para feedback, em que cada funcionário acompanha seu desempenho e os gestores são lembrados constantemente de preencher metas e passos. Uma das vantagens é que cada resultado e retorno ficam registrados para serem consultados posteriormente. (Por Redação/Forbes)
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