SAÚDE
Linhares alerta para o uso racional de medicamentos
Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância do uso correto de medicamentos.
Em 06/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 50% dos pacientes usam medicamentos de forma incorreta, o que causa sérios problemas de saúde pública em todo mundo.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Usar aquele medicamento sugerido por um familiar, por pesquisa feita na internet, ou mesmo que a vizinha aconselhou. Quem nunca tentou? O que muitas pessoas não sabem é que o risco da prática de se automedicar sem orientação profissional adequada pode ser muito prejudicial à saúde, causar intoxicações graves e até a morte.
>> Plano para combater câncer tem foco em rastreio e vacina
Para alertar a população, nesta quanto ao Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, alerta para importância do uso correto de medicamentos. O objetivo é informar a população sobre os riscos causados pela automedicação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 50% dos pacientes usam medicamentos de forma incorreta, o que causa sérios problemas de saúde pública em todo mundo.
“Esse dado é preocupante, e esse é o nosso papel, enquanto profissional farmacêutico habilitado, de orientar o uso correto e racional de medicamentos”, pontua a Farmacêutica Andréia Néspoli Vilaça, Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica do município.
Andréia disse ainda que em caso de suspeita de intoxicações por medicamentos ou produtos de limpeza, procurar imediatamente ajuda médica e na impossibilidade, entrar em contato com o Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox) pelo número 0800 283 9904, para as devidas orientações iniciais a serem tomadas. O atendimento é 24 horas. Já em caso de dúvidas relacionadas ao uso de medicamentos e efeitos colaterais, o munícipe deverá procurar uma das 31 Farmácias Básicas distribuídas no Município na unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
Para sua segurança:
Deixe os medicamentos longe do alcance das crianças e animais;
Não tome medicação por conta própria;
Descarte corretamente os medicamentos vencidos ou fora de uso;
Não compartilhe medicamentos com outras pessoas, mesmo que sejam da sua família.
Siga sempre as orientações contidas na receita médica quanto à dosagem, horários e tempo de uso dos medicamentos; (Por Rosimeri Ronquetti-Ascom/PML)
Leia também:
> Plano para combater câncer tem foco em rastreio e vacina
> Câncer de pele gera R$ 4,6 mi em custos em quase 2 anos
> Linhares vai promover mobilização de combate à dengue
> Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023
> Naps promove caminhada de mobilização contra HIV
> Cariacica oferece serviços gratuitos a pessoas com ISTs
> ES tem aumento significativo de casos de arboviroses
> Anchieta promove campanha para doação de sangue
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET