SAÚDE

Naps promove caminhada de mobilização contra HIV

Naps promove caminhada de mobilização contra HIV nesta sexta-feira (06), em Linhares.

Em 02/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

A concentração será às 8h na Praça Nestor Gomes (Pracinha dos correios) e vai percorrer as principais ruas e avenidas do Centro de Linhares.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Nesta sexta-feira (6/12), o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), da Secretaria de Saúde de Linhares, promove no centro da cidade uma caminhada de conscientização sobre o HIV. O evento acontece em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids celebrado no dia 1º de dezembro. Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde é “HIV é sobre viver, conviver e respeitar. Teste e Trate. Previna-se”.

>> Cariacica oferece serviços gratuitos a pessoas com ISTs

A concentração será às 8h na Praça Nestor Gomes (Pracinha dos correios) e vai percorrer as principais ruas e avenidas do Centro de Linhares. O objetivo da ação é chamar a atenção da população sobre a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, explica que a AIDS não tem cura, porém, tem tratamento, por isso, é importante a descoberta precoce.

“Queremos chamar a atenção da população para fazer o teste de HIV. O vírus do HIV, que afeta o sistema imunológico, se detectado precocemente e tratado adequadamente, não evolui para a AIDS, doença que não tem cura, mas tem tratamento, proporcionado assim uma qualidade de vida melhor para esse paciente, que consegue ter uma vida normal”, disse a diretora

Em Linhares, de janeiro a novembro deste ano foram registrados 58 novos casos positivos para HIV, 36 homens e 22 mulheres. A Prefeitura oferece o Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais B e C.

O programa que funciona no Naps, no bairro Colina, antigo Hospital Talma, presta aos cidadãos os serviços de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais B e C de acordo com as Diretrizes do Departamento Nacional de IST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros e interior do município, oferecem testes rápidos para detecção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O tratamento é feito no Naps e os remédios são gratuitos.

A data

A data foi instituída em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ocasião simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia da AIDS. As atividades a serem desenvolvidas durante o evento visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com a luta contra a Aids. (Por Rosimeri Ronquetti-Ascom/PML)

Leia também:

Cariacica oferece serviços gratuitos a pessoas com ISTs 
ES tem aumento significativo de casos de arboviroses
Anchieta promove campanha para doação de sangue
Geriatra chama atenção para casos de HIV em idosos
Hospital Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos
Vila Velha abre 12 mil vagas para vacinação com agendamento
Dia D: mutirão de combate à dengue mobiliza Cariacica
Dengue: mutirão vistoria mais de 1,4 mil imóveis em Vitória

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET