SAÚDE
Linhares orienta sobre vacinação contra a catapora
As doses são ofertadas em todas as salas de vacina do município, nos bairros e no interior.
Em 06/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os cartões de vacinação podem ser atualizados sempre das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, ou de acordo com a rotina de cada unidade.
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, disponibiliza a vacinação de rotina contra a doença varicela, popularmente conhecida como catapora. As doses são ofertadas em todas as 31 salas de vacina do município, nos bairros e no interior.
Os cartões de vacinação podem ser atualizados sempre das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, ou de acordo com a rotina de cada unidade. É importante que o cidadão compareça à UBS do seu território para se informar sobre o dia de aplicação do imunizante.
A imunização de rotina é recomendada para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses) e todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora).
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR (sarampo, caxumba e a rubéola). Portanto, o uso da vacina SCR-V, incluindo a vacina contra a varicela, pode ser adotado.
Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.
Doença
A varicela (catapora) é uma infecção viral primária febril aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de pústulas e pequenas crostas secas não infecciosas na pele, acompanhadas de coceira. Em crianças, a doença geralmente é benigna. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode ser mais grave.
A transmissão da catapora acontece de pessoa a pessoa, pelo contato direto ou secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele. Indiretamente, a doença é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.
No Brasil, a vacina contra a varicela pode ser encontrada na forma monovalente ou tetra viral, sendo que este último imunizante protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. (Por José Luis dos Santos-Ascom/PML)
Leia também:
> Governo lança programa para diminuir as filas no SUS
> Dia do Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença
> Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac
> PMVV: Sábado (4) com ação de vacinação sem agendamento
> Centro de Fisioterapia é inaugurado em Presidente Kennedy
> Mais de 10 mil vagas disponíveis para vacinação em Vila Velha
> Covid: Vitória abre 1.200 vagas para vacinação em crianças
> Serra realiza mutirão de cirurgia geral para 700 pacientes
> Aracruz: Saúde realiza mutirão de cirurgias eletivas e exames
> Líderes fazem pacto para acabar com Aids em crianças até 2030
TAGS: LINHARES | DOSES | VACINAÇÃO | CATAPORA | UBS