SAÚDE
Linhares quase zera índice de infestação do Aedes aegypti
Quase 0%: Linhares atinge menor índice de infestação do Aedes aegypti dos últimos 5 anos.
Em 11/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela secretaria municipal de Saúde.
O trabalho realizado pela Prefeitura de linhares, por meio dos agentes de controle de endemias para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, realizado ao longo de todo o mês de setembro deste ano, apontou que o município apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 0,76%, menor indicador registrado nos últimos 5 (cinco) anos. O estudo mostra que a cada 100 imóveis visitados pelas equipes de saúde, aproximadamente um apresentou focos de mosquito.
O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela secretaria municipal de Saúde, bem como a intensificação das atividades da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) casa à casa, dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários pelos agentes de endemias.
“Passamos por um período desafiador durante a pandemia, já que suspendemos somente as inspeções na parte interna dos domicílios, dando continuidade às visitas externas nos imóveis e orientando os munícipes como proceder dentro dos imóveis, decisão tomada para proteger os agentes de combate às endemias por conta do risco de transmissibilidade do Covid-19. No entanto, intensificamos o trabalho de enfrentamento ao Aedes com os mutirões nos bairros em parceria com as comunidades, e, principalmente, com a dedicação dos nossos agentes de endemias. Isso ajudou a atingir o indicador estável na cidade. Vamos seguir com a intensificação das medidas para reduzir ainda mais esse indicador durante o verão”, pontuou Sérgio Lubiana, assessor técnico da Vigilância Ambiental.
Infestação
Algumas localidades como os bairros Interlagos e Santa Cruz registaram o maior percentual de infestação do mosquito da cidade, com mais de 1% seguido das comunidades do bairro Aviso e do distrito de Bebedouro.
Ações
Para o enfrentamento das arboviroses, a Prefeitura de Linhares seguirá com a intensificação das ações de contingência nas localidades com maior vulnerabilidade para infestação do mosquito. O objetivo é identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses nessas comunidades.
Na mobilização, serão feitas a aplicação de inseticida, varredura casa a casa feita pelos agentes de combate às endemias, além do tratamento de focos em terrenos baldios com auxílio dos profissionais da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e busca ativa de indivíduos com sintomas dos agravos.
Leia também:
> Pacientes e familiares têm desafio com a saúde mental
> Anvisa autoriza nova fase de estudos de vacina contra covid
> Prefeitura da Serra oferece hidroginástica aos moradores
> Outubro Rosa: Cemas vai realizar agendamento de exames
> Brasil recebe 1º lote de vacinas contra a varíola dos macacos
> Outubro Rosa: mutirão de atendimentos nas US no sábado
> Semus de Vitória vai realizar vacinação neste fim de semana
> Pandemia pode levar a aumento de transtornos mentais
> Serra abre nesta sexta, agendamento de consulta on-line
> Serra abre nesta quinta (06) novas vagas para vacinação
TAGS: SAÚDE | LINHARES | ÍNDICE | INFESTÇÃO | AÇÕES | AEDES AEGYPTI