SAÚDE

Linhares registra mais de 2,6 mil casos confirmados de dengue

O cenário é de alerta máximo uma vez que o estado passa por uma epidemia de dengue.

Em 28/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (27) pela secretaria municipal de Saúde também confirma 3 (três) mortes confirmadas por dengue em Linhares, e outros 3 (três) óbitos em investigação.

Linhares atingiu neste início de semana o número de 4.638 notificações de pacientes com suspeita de dengue, sendo que deste total, 2.648 tiveram o diagnóstico confirmado para a doença. O cenário é de alerta máximo uma vez que o estado do Espírito Santo passa por uma epidemia de dengue.

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (27) pela secretaria municipal de Saúde também confirma 3 (três) mortes confirmadas por dengue em Linhares, e outros 3 (três) óbitos em investigação.

PREVENTIVAS – A secretaria municipal de Saúde segue com várias frentes de combate contra a doença, promovendo ações preventivas por meio do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, como a capacitação de profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da doença.

Paralelo a isso, a Prefeitura de Linhares adquiriu 28 mil testes para detectar de forma rápida a dengue, zika e chikungunya que estão disponíveis em todas as 35 unidades de saúde dos bairros e do interior.

Também foram implantadas salas de hidratação em todas as unidades de saúde do Município, além do Hospital Geral de Linhares (HGL) e Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, a UPA do bairro Shell.

Outra ação que foi intensificada em Linhares, foi a fiscalização de lotes sujos. Os proprietários estão sendo notificados e multados. O valor da penalidade para o morador que desrespeitar a legislação pode variar entre R$ 318,00 a R $1.590,00.

“Para a população, nossa orientação é para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti que se formam em locais e recipientes que acumulam lixo e água parada. Precisamos acabar com os focos que, na maioria das vezes, estão nos quintais e terrenos baldios. Só assim vamos reduzir o registro de casos e óbitos por dengue”, explica a a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza.

BAIRROS COM MAIOR NÚMERO DE CASOS – Do total de casos confirmados de dengue, o bairro Interlagos é o que possui o maior número de pacientes positivados para a doença: são 529 no total, seguido do Santa Cruz (290), Planalto (260), Conjunto Juparanã (195) e Aviso (182).

SINTOMAS – A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar a óbito. Os sintomas são febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas e vômitos. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita na rede municipal de saúde, seja nas unidades básicas de saúde ou no Hospital Geral de Linhares (HGL) e UPA Infantil do bairro Shell.

Leia também:

Covid-19 causa aumento de síndrome respiratória grave
Especialista alerta para cuidados com a pele no outono
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda
PMSM intensifica ações de vacinação e prevenção do câncer
> ​Ministério da Saúde faz visita técnica em US de Vila Velha
Consumo de ultraprocessados aumentou 5,5% no país
Até 2035, 4 bilhões de pessoas poderão ser obesas, diz estudo
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Vitória promove mutirão de combate ao mosquito da dengue
Março Lilás: ação no sábado (25) terá 640 vagas para exame
Na guerra contra a dengue, Vitória nomeia mais 120 médicos

TAGS:
LINHARES | DENGUE | CASOS | EPIDEMIA | AÇÃO PREVENTIVA