MEIO AMBIENTE
Mais de 500 mudas serão plantadas nas margens do Canal de Vila Velha/ES.
O trecho beneficiado será atrás do Fórum de Vila Velha, no bairro Boa Vista
Em 03/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Reflorestar as margens dos canais é fundamental para evitar os alagamentos e coibir o descarte de lixo nestes locais. Essa é a proposta da Prefeitura de Vila Velha, ao realizar o plantio de mais de 20 mudas de árvores e 500 mudas de alamanda nas margens do Canal da Costa, no trecho atrás do Fórum de Vila Velha, no bairro Boa Vista. O serviço acontece na próxima sexta-feira (04), a partir das 8h e contará com a participação da comunidade local.
O plantio compreende árvores da espécie pata-de-vaca e alamandas, plantas ornamentais em formato de arbustos. A pata-de-vaca possui porte médio, podendo chegar a dez metros de altura e as folhas em formato semelhante a pisada de um bovino, daí receber esse nome. As alamandas, por sua vez, chamam a atenção pelas belas flores com coloração amarelo-ouro, que florescem o ano todo. As duas margens do canal serão beneficiadas com o trabalho, sendo as árvores de um lado e as plantas ornamentais do outro.
Inicialmente, serão destinadas 500 mudas de alamanda. A previsão, nos próximos meses, é realizar um novo plantio, com mais 500 mudas da espécie ao longo do Canal da Costa.
A coordenadora de áreas verdes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Walnely Crespo, destaca
que a ideia é expandir a iniciativa para outros canais de Vila Velha.
“Nós queremos reflorestar as margens do Canal para evitar que as pessoas joguem entulho e lixo doméstico, o que é muito comum, infelizmente. O plantio ajuda na absorção da água, por meio das raízes, reduzindo os alagamentos. Outros canais do município também devem ser contemplados com esse trabalho”, afirmou a coordenadora.
O paisagismo envolve as Secretarias de Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Sustentável (Semdesu) e atende a uma determinação do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES).
Prefeitura de Vila Velha