CIDADE

Max Filho assina Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo

O programa tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem na Educação Infantil.

Em 01/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: SECOM/ES - Reprodução

O prefeito Max Filho participou da cerimônia de repactuação do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes), promovida pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (31), no Palácio Anchieta, em Vitória. O programa tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças, da Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental.

Participaram do evento o governador Renato Casagrande, o secretário estadual de Educação, Vítor de Angelo, prefeitos e secretários municipais da área. Todas as 78 cidades do Espírito Santo aderiram ao Paes.

Por meio do programa, até 2022, o Governo do Estado fará investimentos em obras e na ampliação de 100 creches, capacitação de professores e aquisição de material didático, além de promover a integração do sistema educacional em todo o Espírito Santo, visando melhorias no processo de aprendizagem.

Os recursos, da ordem de US$ 92 milhões (quase R$ 370 milhões) virão por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir do próximo ano. Todos os prefeitos assinaram o protocolo de intenções do programa. 

LEIA TAMBÉM

Saúde capacita agentes sobre doenças que afetam a população

A esporotricose — micose provocada por fungos patogênicos que afeta humanos e animais, especialmente gatos — e arboviroses — que são doenças causadas por vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela — são os temas da capacitação em saúde pública nesta sexta-feira (1º), no auditório da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa).

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O evento é organizado pela Vigilância em Saúde Ambiental e tem como público alvo equipes do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, laboratório de Entomologia/Malacologia, supervisores do Programa Municipal de Controle do Mosquito Aedes e servidores da Atenção Primária à Saúde e equipe que atua no Programa  Saúde na Escola (PSE).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental da Semsa, Marcelaine Marculano, o objetivo é capacitar os servidores que trabalham com educação em saúde para torna-los multiplicadores de informações sobre os temas em debate facilitando o acesso ao conhecimento sobre essas endemias à população de Vila Velha.

Programação
Data: 01/01/2019
Horário: 8h às 12h
Local; Auditório da Semsa
Palestras:

Esporotricose - Gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Wanessa Pachito.
Arboviroses - Epidemiologia e Clínica. Referências Técnicas em Arboviroses da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Faiçal, Anne Ellen e Elaine di Pianti.