ECONOMIA CAPIXABA

Mercado Casa Porto fomenta a economia da cultura no próximo sábado (08).

O evento acontece neste próximo sábado (8), das 16 às 21 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas.

Em 04/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de três edições de sucesso e com a proposta de fomentar a economia da cultura, o Mercado Casa Porto chega à 4ª edição, a segunda realizada em 2017. O evento acontece neste próximo sábado (8), das 16 às 21 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas.

Para a quarta edição da feira, que tem a proposta de reunir e fomentar a produção de obras de arte e produtores culturais locais, foram selecionados 10 artistas, por meio de edital de chamamento público.

Para a seleção, foram avaliados os seguintes quesitos: características, materiais, técnicas, dimensões, ano de produção, quantidade e valor médio dos produtos que serão expostos.

Artistas selecionados

Ana Beloni
Artista vai expor desenhos no formato A4, com utilização de técnica mista, nanquim, giz, pastel oleoso e lápis de cor (série produzida no ano de 2016).

Amoreira (Deborah Moreira de Oliveira)
Trabalhos realizados em papel A4 e A5, feitos com preenchimento de áreas com marcadores coloridos ou aquarela de pastilha e em tubo.

Ederson Baptista
Trabalhos realizados em aquarela e nanquim, por meio da observação fotográfica ou de observação direta.

Eduardo Mariano 
Irá expor bótons, adesivos, quadrinhos e ímãs de produção autoral e de outros artistas locais.

Ernane Batista
O artista e ceramista irá expor peças em cerâmica artesanal utilitária, decorativa e acessórios de dimensões variadas.

Flavio Pimentel Garcia
Objetos utilitários e contemplativos inspirados na natureza e desenvolvidos a partir de materiais diversos, valorizando a sustentabilidade e consciência ambiental.

Ian Rocha Salvador
Trabalhos produzidos de forma intuitiva em papel, com o uso de caneta nanquim e auxílio de aquarela e giz pastel em cores.

Renalia Ribeiro Delboni
Trabalhos realizados em nanquim com papéis de alta gramatura e no estilo creepy.

Grupo Gráfica Autônoma Centro (André Magnago, Monica Leão, Thiago Arruda, Manhã Clara Araujo Pedrine)
Coletivo que reúne trabalhos, em papel e tecido, de gravura, litogravura, xilogravura, linoleogravura, ocogravura e gravura em metal.

Victor De Prá Mota
Fotografias que retratam a atmosfera urbana, tendo como foco os cartazes que sofreram processo de decollage natural do tempo e que usam a imagem da mulher. Papel de algodão impresso digitalmente.

Gastronomia

Além da produção artística, o público vai contar com o apoio de food trucks. A feira artística vai contar com a participação do Di Furgone, que oferece massas e sanduíches.

Exposição

O público que comparecer à 4ª edição do Mercado Casa Porto terá a oportunidade de conferir, a partir das 16 horas, a mostra coletiva "Cadáver Esdrúxulo", que reúne o trabalho de 17 artistas em torno da criação de um único desenho.

Cada um dos participantes deu continuidade ao trabalho do outro, mas sem saber o que cada um produziu, tendo em comum apenas os materiais usados: carvão, tinta branca e nanquim. A visitação é de terça a sexta, das 12 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. Até o dia 13 de maio, na Casa Porto.

Serviço

4º Mercado Casa Porto
Quando: sábado (8), das 16 às 21 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, Centro de Vitória (veja no mapa)
Aberto ao público