ECONOMIA CAPIXABA

Mercado de trabalho formal capixaba tem forte alta em setembro

Após três meses de fechamento de vagas, o mercado de trabalho cresceu.

Em 31/10/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Após três meses de fechamento de vagas, o mercado de trabalho formal do Espírito Santo cresceu fortemente em setembro, gerando um número significativo de postos de trabalho formais, um saldo líquido positivo de 3.341 postos, resultado de 26.297 admissões no comparativo com 22.956 demissões, o que representa o melhor resultado no mês de setembro dos últimos quatro anos. Os dados são da pesquisa sobre Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Comparado a setembro de 2017, o Estado gerou somente 324 postos de trabalho.

O resultado obtido em setembro impulsionou o acumulado da geração de empregos no estado, que somou entre janeiro e setembro, desse ano 16.675 empregos formais, correspondente ao saldo líquido positivo entre admissões e demissões no período. No mesmo período do ano passado, o saldo ficou positivo em 1.300 postos de trabalho, um número 13 vezes menor.

De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a reação do mercado de trabalho em setembro diante de um ambiente ainda de incertezas e de uma recuperação gradativa da atividade econômica é um reflexo das contratações nos setores de comércio, serviços e indústria que já se preparam para a chegada das festas de final de ano.

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

“Considerado o período mais esperado para as vendas, o Natal é seguido de outras festividades que acontecem no mês de dezembro e janeiro e que, juntas, são uma oportunidade de potencializar a produção e as vendas, deixando os empresários mais animados. E, como as empresas se encontram com os quadros de funcionários bastante enxutos, tem-se a necessidade de reforçar as equipes para o final do ano”, explica.

Os setores de comércio e serviços foram os que mais criaram empregos formais no mês de setembro. Depois de uma sequência de resultados negativos, o comércio capixaba registrou um saldo líquido positivo entre admissões e demissões de 1.303 postos de trabalho no mês, resultado de 6.680 contratações e 5.377 demissões. Com esse número, o acumulado negativo do ano de 2018 ficou menor (-1.864 empregos formais).

O setor de serviços, por sua vez, obteve mais um saldo líquido positivo, sendo o que mais gerou empregos no mês, com um saldo líquido positivo de 1.851 vagas com carteira assinada. O acumulado de janeiro a setembro somou a criação de 8.648 empregos nessa atividade.

Brasil

O Brasil gerou 137.336 postos com carteira assinada em setembro de 2018. Com esse resultado, o país acumulou um saldo líquido positivo de quase 720 mil postos de trabalho formais nos primeiros nove meses do ano. Esse número foi significativamente maior do que o saldo gerado no mesmo período de 2017, quando criou cerca de 200 mil empregos formais.

Nota Técnica

Os dados sobre o Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para o Brasil e Unidades de Federação. A presente análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.