SAÚDE

Ministério da Saúde lança Rede Brasileira de Pesquisa Clínica

A proposta é incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico em pesquisa clínica.

Em 28/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação TV Brasil

Medida permitirá aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Ministério da Educação, lançou hoje (28), em Brasília, a Rede Brasileira de Pesquisa Clínica, uma espécie de instância de articulação e consultoria destinada a fortalecer a pesquisa clínica no país. O decreto que cria oficialmente a rede foi publicado no Diário Oficial da União no início do mês.

A proposta, de acordo com o Ministério da Saúde, é promover e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação nacional em pesquisa clínica. A rede funcionará como um fórum de articulação intersetorial e de cooperação técnico-científica.

Desdobramentos

A iniciativa, centralizada no Departamento de Ciência e Tecnologia, prevê estratégias de qualificação de pesquisadores e profissionais de saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“[A rede] pretende proporcionar um ambiente participativo e favorável ao desenvolvimento de pesquisa clínica de excelência, com articulação intersetorial e cooperação técnico-científica entre as diferentes instituições e organizações, a fim de tornar o Brasil mais atrativo e competitivo diante do cenário global de pesquisas”, informou o Ministério da Saúde.

A construção da rede foi feita por meio da articulação com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal; instituições e organizações internacionais; centros de pesquisa clínica; comitês de ética em pesquisa com seres humanos; associações de pesquisadores, profissionais de saúde e pacientes; instituições de ensino superior e indústrias farmacêuticas, organizações representativas de pesquisa clínica (ORPCs) e associações. (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil)

Leia também:

Saúde deve ampliar vacinação de crianças contra covid-19
Prefeitura de Vitória convoca mais 49 profissionais da saúde
Cariacica: Vacinação é realizada em Unidades Básicas de Saúde
Covid deixou 40 mil crianças e adolescentes órfãos no Brasil
Covid-19: vacinação e testagem sem agendamento na Serra
Estudo mostra viabilidade de medicamento para o HIV
Anvisa libera venda do Lagevrio para tratamento da covid-19
Vitória capacita profissionais sobre Protocolo de Manchester
Covid: Brasil registra 191 mortes e 48,4 mil casos em 24 horas
Covid: Brasil registra 239 mortes e 56,6 mil casos em 24 horas
Governo investe mais de R$ 38 milhões em ampliação do Samu

TAGS:
MINISTERIO DA SAÚDE | PESQUISA CLÍNICA | SUS | TECNOLOGIA | ESTRATEGIAS