SAÚDE

Ministério inclui covid em lista de notificação compulsória

Notificação compulsória é medida obrigatória para médicos e outros profissionais da saúde

Em 16/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

A comunicação pode ser feita à autoridade de saúde competente por qualquer pessoa, em casos de suspeita ou confirmação de doença ou agravo (dano) em paciente.

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União de hoje (16) inclui a covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.

A notificação compulsória é uma medida obrigatória tanto para médicos como para outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

A comunicação pode ser feita à autoridade de saúde competente por qualquer pessoa, em casos de suspeita ou confirmação de doença ou agravo (dano) em paciente. No caso de profissionais da saúde, ela é obrigatória.

“Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, detalha a Portaria nº 1.102.

Para tanto, a portaria publicada atualiza o anexo com as 52 doenças ou agravos a serem notificados, bem como o prazo, que, dependendo, pode ser imediato (até 24 horas) ou semanal. Informa também a qual autoridade o caso deve ser informado - Ministério da Saúde ou secretarias estadual ou municipal de saúde. (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Leia também:

Guarapari realiza vacinação itinerante da Covid para crianças
Mais 2 bairros de Vila Velha recebem vacinação noturna
Covid-19: em 24 horas, país teve 17.355 mil novos casos
Anvisa lança campanha de prevenção à infecção hospitalar
Serra faz mutirão de Saúde neste sábado (14), em São Marcos
Guarapari realiza ação de testagem da Covid neste sábado
Sábado (14) é dia de vacinação sem agendamento na Serra
Covid-19: Brasil tem 21,3 mil casos e 125 mortes em 24 horas
> ​Covid-19 e Influenza: vacinação com e sem agendamento
Anvisa prorroga por 1 ano uso de vacinas contra a covid-19

TAGS:
COVID-19 | MINISTÉRIO DA SAÚDE | MÉDICOS | NOTIFICAÇÃO | DOENÇA