ECONOMIA NACIONAL
Ministério questiona Petrobras sobre alta dos combustíveis
Ministério da Justiça pediu esclarecimentos sobre aumento de 18,8% nos preços da gasolina
Em 12/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério à estatal em outubro, mas. na ocasião, a Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários.
O Ministério da Justiça pediu à Petrobras esclarecimentos sobre o recente aumento de 18,8% nos preços da gasolina e de 24,9% do diesel. A notificação foi feita quinta-feira (10). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao ministério, foi a responsável pela notificação.
Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério à estatal em outubro, mas. na ocasião, a Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários.
A empresa deveria prestar informações para compreensão da dinâmica dos mercados de combustíveis, de modo a serem feitas sugestões para seu aperfeiçoamento com a perspectiva da proteção e defesa do consumidor.
Refinaria privada na Bahia
A Senacon também notificou a Acelen, empresa privada responsável pela Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A Acelen tem prazo de dez dias para responder como o dólar e as variações do preço do barril de petróleo no mercado internacional influenciam no valor dos combustíveis.
O Ministério da Justiça levou em consideração as recentes notícias sobre a elevação de preços de combustíveis produzidos pela Petrobras. A informação era que os combustíveis estariam custando 6,4% a mais do que o vendido pela Petrobras, elevando assim, o preço nas bombas. (Agência Brasil)
Leia também:
> Cenoura é a maior vilã da inflação e superou combustíveis
> PL de cobrança única de ICMS de combustível espera sanção
> Inflação da construção cai para 0,56% em fevereiro, diz IBGE
> A inflação oficial subiu para 1,01% em fevereiro, diz o IBGE
> Brasil gera 155 mil empregos formais em janeiro, diz Caged
> O consumo das famílias teve uma alta de 1,23% em janeiro
> Petrobras reajusta preços da gasolina para as distribuidoras
> IBGE: Vendas do varejo crescem de dezembro para janeiro
> CMN institui crédito a produtores prejudicados por chuvas
> Dieese: Cesta básica sobe em todas as capitais pesquisadas
TAGS: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA | COMBUSTÍVEIS | PREÇO | PETROBRAS | AUMENTO