SAÚDE

MS anuncia 4ª dose da covid para idosos acima de 80 anos

Ministério da Saúde anunciou recomendação para aplicação da 4ª dose da vacina em idosos

Em 23/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: DANIELA SEGADILHA/ZIMEL PRESS/Estadão

A recomendação é que o imunizante aplicado deve ser, preferencialmente, da Pfizer e de maneira alternativa usadas as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta quarta-feira, 23, a recomendação para a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos de todo o País. A nova orientação já consta em nota técnica publicada pela pasta. Conforme o Estadão antecipou na segunda-feira, 21, fontes do governo disseram que uma nova rodada deveria ser divulgada em breve.

A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros sejam imunizados. São Paulo e Mato Grosso do Sul já se anteciparam e estão imunizando essa faixa etária. A partir de agora, outros Estados já podem iniciar essa etapa da campanha nacional de vacinação para esse público.

A recomendação é que o imunizante aplicado deve ser, preferencialmente, da Pfizer e de maneira alternativa usadas as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. A aplicação deve ocorrer quatro meses após a administração da terceira dose.

De acordo com o ministério, a recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

"Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo", disse, em nota.

O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos.

A pasta afirma ainda que acompanha a necessidade da aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias e as recomendações podem ser revistas a qualquer momento.

Estados se antecipam

O governo de São Paulo iniciou na segunda-feira, 21, a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 em idosos com mais de 80 anos. O estado paulista recomenda a administração da dose apenas em idosos acima de 80 anos e em pessoas com comorbidades que têm mais de 12 anos. Segundo o governador João Doria, novas faixas etárias devem ser anunciadas na próxima semana.

Desde sexta-feira, 18, porém, os idosos acima de 80 anos estão recebendo o segundo reforço na capital paulista. O município também se antecipou e anunciou que na próxima terça-feira, 29, começa a imunizar o público de 70 anos. A vacinação será feita com os imunizantes disponíveis.

O Mato Grosso do Sul também já começou a vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde com a quarta dose. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Infarto e AVC voltam a ser as causas mais comuns de morte
ES antecipa 1ª etapa da vacinação contra sarampo para quarta
Aracruz inicia a vacinação de crianças nas Redes de Ensino
Sesa doa tablets para pesquisa sobre câncer de pele da UFES
Serra abre agendamento para 4ª dose da vacina para idosos
SUS oferece novo remédio para pacientes com hepatite B
Vila Velha inicia vacinação da 4ª dose contra Covid em idosos
Vacinas e Testes contra covid nas unidades de saúde de Viana
Covid: Vitória abre agendamento para a 4ª dose em idosos
Serra abre 3.743 de novas vagas de vacina contra a Covid-19

TAGS: 
COVID-19 | MINISTÉRIO DA SAÚDE | 4ª DOSE | VACINA | IDOSOS