ECONOMIA CAPIXABA

No ES, café conilon terá equiparação de ICMS ao arábica

O imposto passará de 12% para 7%, igualando ao café arábica.

Em 10/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Governador Paulo Hartung anunciou, nesta quarta-feira (09), durante evento na Federação da Indústria do Estado do Espírito Santo (Findes), que atenderá o pleito de equiparação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) do café conilon de 12% para 7%, igualando ao café arábica, e vai enviar e defender junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

O pleito conjunto é formado pela OCB, Coabriel, Centro do Comércio de Café de Vitória, Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), Sebrae/ES e o deputado federal Evair de Melo. O feito favorece a competitividade da cadeia produtiva do café beneficiando as cooperativas, a indústria, os 80 mil produtores e os mais de 300 mil trabalhadores.

“Agradecemos a presteza na resolução pelo Poder Executivo. Ressaltamos o enorme prejuízo para o erário público, para as empresas e para toda a cadeia produtiva, pelo fato de que empresas comerciais de Manhuaçu-MG, São Paulo e Rio de Janeiro mandam carretas vazias, com notas fiscais daqueles estados e que apanham o conilon nos principais municípios produtores e o levam para o Nordeste, com o recolhimento na origem da nota, de 7%", destaca o presidente da Faes, Júlio Rocha.

Imagem: Faes/Divulgação