SAÚDE
Novos médicos residentes começam a atuar na saúde de Vitória
Os 49 novos residentes irão compor a rede municipal de saúde.
Em 07/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, no início deste mês, o "Encontro de Abertura Anual das Atividades de Residência em Saúde na Rede de Atenção de Vitória". O evento teve como objetivo acolher os 49 novos residentes que irão compor a rede municipal de saúde pelo período de dois anos, a partir da próxima semana. Os acadêmicos serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Pronto-Atendimentos (PA´s).
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador de Residência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Thiago Sarti, pelo coordenador do curso de Medicina da Emescam, Luiz Renato da Costa, e pela diretora da Escola Técnica do SUS (Etsus), Sheila Cruz. Os presentes também puderam prestigiar a formatura dos residentes que encerraram suas atividades no ano de 2018.
Eles estarão distribuídos da seguinte forma:
- cinco deles irão compor a equipe de Medicina de Família e Comunidade
- 26 estarão exercendo suas atividades junto à equipe de Clínica Médica
- 18 residentes multiprofissionais atuarão nas duas equipes.
A residência da Semus é uma parceria das instituições de ensino Ufes, Emescam, Hospital Infantil e Associação Evangélica Beneficente Espírito Santo (AEBS).
Parceria
A diretora da Etsus, Sheila Cruz, ressaltou a importância dessa parceria. "Os preceptores são os maiores apoiadores da residência. Sem eles, não aconteceria esse momento. São médicos que colaboram supervisionando e formando novos profissionais", disse.
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, os programas são uma oportunidade de treinamento para que os residentes cheguem ao mercado como melhores profissionais. "O compromisso do município de Vitória na formação de especialistas em campos de atuação estratégicos para o município e para o SUS é a busca do fortalecimento da saúde e da educação nos serviços da rede municipal', afirmou.
Residência
As atividades de residência ocorrem no município desde 2007. Em 2011, teve início a residência multiprofissional e residência médica em saúde da família e comunidade. Atualmente, o município conta com um total de 73 residentes.
Carlos Antolini