SAÚDE
Pacientes da Saúde de Vitória recebem implantação do DIU
Os médicos residentes do ICEPi, que atuam na unidade, participaram dos procedimentos.
Em 04/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Como forma de auxiliar no planejamento familiar, na última sexta-feira (1º), pacientes da Unidade de Saúde Grande Vitória receberam a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU).
Que existem vários métodos contraceptivos a maioria das pessoas já sabem. Entretanto, por motivos até mesmo de saúde, algumas mulheres não podem fazer uso da pílula anticoncepcional, por exemplo. Como forma de auxiliar no planejamento familiar, na última sexta-feira (1º), pacientes da Unidade de Saúde Grande Vitória receberam a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU).
Raimara Silva, 40 anos, foi uma das mulheres que recebeu o DIU e estava contente por ter sido contemplada.
"Já tenho dois filhos, um de 19 e outro com 9 anos. Então participei do projeto de Planejamento Familiar, das reuniões do programa e fiz os exames necessários para realizar o procedimento. É algo que queria muito", conta.
Outra paciente que fez o procedimento foi Gleiciely Cristina, 42 anos. Ela explica que por problemas de saúde não pode mais utilizar métodos contraceptivos com hormônios e não planeja ter outros filhos, além dos dois que já tem: um jovem de 18 e uma criança de 8 anos.
"Conversei com minha Agente Comunitária de Saúde e entrei no projeto de Planejamento Familiar. O DIU é muito importante, especialmente para mulheres como eu, que precisam de alternativas aos métodos contraceptivos hormonais. O procedimento foi muito tranquilo e agora eu também estou", afirmou Gleiciely.
Para o diretor da unidade de Saúde Grande Vitória, Marcos Scardua, a implantação do DIU, além de trazer mais comodidade para as pacientes, qualifica mais o atendimento realizado.
Os procedimentos contaram com a participação dos médicos residentes do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que atuam na unidade.
A supervisora médica do programa do ICEPi, Tatiani Sant'Anna, explica que o objetivo da residência médica acontecer nas unidades de saúde é providenciar médicos cada vez mais qualificados para atender a população.
"Além de atuarem nas unidades, esses profissionais também são avaliados, possuem horários de estudo. Mais qualificados, esses médicos podem ser mais resolutivos e assertivos, diminuindo os encaminhamentos", esclarece.
Planejamento Familiar
Dentre os critérios para receber a inserção do DIU na unidade básica de saúde (UBS) de Grande Vitória, a munícipe precisa participar do programa de Planejamento Familiar da unidade.
Para participar, basta solicitar na recepção da UBS a inscrição em um dos grupos criados pelas equipes de saúde.
Além de consulta com profissionais de saúde e participação em palestras explicando sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), a paciente também realiza exames laboratoriais.
"Por conta da pandemia, reestruturamos o programa de Planejamento Familiar. Atualmente quatro equipes acompanham e atendem as mulheres da comunidade disponibilizando remédios e agora também o DIU. Tudo aqui mesmo na comunidade, na unidade de saúde, sem necessidade de encaminhamentos" , afirma a enfermeira responsável pelo programa na UBS, Marise Oliveira.
Leia também:
> Cariacica oferece testagem da Covid-19 sem agendamento
> Serra libera um agendamento com novas doses de vacina
> Brasil registra 18,5 mil novos casos e 53 mortes por covid-19
> Na próxima semana segue a vacinação noturna em Vila Velha
> Vacina contra tuberculose, BCG registra uma baixa cobertura
> Linhares terá mais um mutirão de vacinação neste sábado
> Viana vai realizar um mutirão de vacinação nesta sábado (2)
> Serra abre vagas para consulta em agendamento on-line
> Julho Amarelo: conscientização para combater hepatites
> Sábado (2) tem vacinação sem agendamento em Cariacica
TAGS: DIU | PACIENTES | SAÚDE | PROCEDIMENTO | IMPLANTAÇÃO