CULTURA

Parque da Fonte Grande celebra 34 anos com eventos on-line

GEA/Semmam preparou uma série de atividades para todos os moradores.

Em 06/08/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Semmam/PMV

O Parque da Fonte Grande completa 34 anos nesta sexta-feira (7). Para celebrar a data, a Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) preparou uma série de atividades on-line para que todos os moradores e demais amantes do local possam participar.

Uma delas é o "Desafio da Mata Atlântica", que já está liberado. Também será disponibilizado um vídeo sobre as ações do parque e uma exposição da floresta.

Haverá ainda exposição virtual "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em Múltiplos Olhares" e o "Desafio do Conhecimento – Parque da Fonte Grande". As ações estarão disponíveis no Facebook e no YouTube da Prefeitura de Vitória. 

"Mesmo na pandemia, o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande já realizou atividades virtuais de formação de professores e, agora, oferece várias atividades. O ser humano faz parte do meio ambiente Mata Atlântica. Muitas vezes esquecemos que nós somos parte da natureza. Essa floresta só continuará existindo se o ser humano permitir, vai depender de como nós continuaremos interagindo com esse espaço", disse o educador ambiental Wilson de Souza.

Parque

O secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, ressalta a importância do Parque da Fonte Grande.

"Esse parque é muito importante para a qualidade de vida na cidade. É uma unidade de conservação coberta por 218 hectares, o que equivale a 218 campos de futebol de floresta de Mata Atlântica, protegendo as encostas do Maciço Central de Vitória, além de garantir abrigo para diversas espécies de animais e vegetais".

Para a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, o parque é um patrimônio. Por isso, o Centro de Educação Ambiental executa várias ações para sensibilizar toda a sociedade sobre os cuidados com ele. 

"O CEA realiza um diversificado cardápio de atividades com foco em Educação Ambiental com a temática 'Mata Atlântica: interpretação ambiental', trilhas monitoradas, interpretação da paisagem a partir dos mirantes do parque, caminhadas ecológicas e formação para profissionais da Educação", disse Juliana. (Com informações da Prefeitura de Vitória)