MEIO AMBIENTE

Participação popular ajuda a enfrentar mudanças climáticas.

Contribuições devem ser enviadas ao Ministério do Meio Ambiente até 21 de novembro.

Em 21/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A participação popular será decisiva na elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), que vai definir ações para reduzir os impactos dessas mudanças sobre as pessoas, atividades econômicas e os ecossistemas. O tema está sendo discutido dentro de um processo de consulta pública conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As contribuições devem ser enviadas por meio de um formulário no site do ministério até o dia 21 de novembro.

O trabalho envolve também integrantes  do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação de organizações da sociedade civil, de governos estaduais e representantes do setor privado e acadêmico.

 Segundo o MMA, há consenso nas Nações Unidas, seguindo as recomendações do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de impedir que o aumento de temperatura da Terra ultrapasse 2 ºC, o que deve afetar atividades cruciais como a oferta de água e de alimentos no mundo.

O PNA busca promover a adaptação, em escala nacional, e diretrizes para cada 11 áreas: agricultura, biodiversidade e ecossistemas, cidades, gestão de risco aos desastres, indústria e mineração, povos e populações vulneráveis, recursos hídricos, segurança alimentar e nutricional, infraestrutura (energia, transporte e mobilidade urbana), saúde e zonas costeiras.

O plano é necessário, segundo o MMA, para identificar onde o fenômeno será sentido com maior intensidade e como reduzir seus impactos socioambientais e econômicos, além de aproveitar oportunidades e evitar perdas e danos, principalmente em eventos extremos, como enchentes, secas prolongadas e cheias, que representam ameaça às populações e aos sistemas produtivos.

Após a consulta, será apresentada uma versão final do plano, considerando as contribuições recebidas. As dúvidas sobre o plano ou sobre a consulta podem ser enviadas para o e-mail: consultapublica.pna@mma.gov.br.

 Fonte: Agência Brasil