ECONOMIA CAPIXABA

Paulo Hartung aplaude estratégia de investimento na qualidade do café.

O governador falou no evento de lançamento do Manual de Métodos de Preparo de Cafés.

Em 28/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governador Paulo Hartung, ao participar hoje pela manhã (28), na Federação das Indústria do Estado do Espírito Santo (Findes),  do evento de lançamento do "Manual de Métodos de Preparo de Cafés", realizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo, congratulou-se com os agentes do setor pela decisão em investir na qualidade do café visando obter um produto de maior valor agregado  e proporcionando  ´por isso maior rentabilidade para um mesmo volume .

O evento reuniu além do governador Paulo Hartung, o secretário da Agricultura, Otaciano Neto, diretores do Sebrae-ES, diretores da ABIC, os dirigentes do Sincafé e empresários do setor. O deputado federal Evair Melo, reconhecido pela sua vinculação com a cafeicultura capixaba também esteve presente, sendo um dos oradores da solenidade. 

Evento Gourmet

O lançamento da publicação inclui-se no esforço do Sincafé em destacar  as características gastronômicas do café e disseminar  o modo mais correto de preparar a bebida visando melhor  extrair os seus atributos de sabor e aroma. Por isso os promotores do evento convidaram a barista, já renomada internacionalmente,  Paula Dulgheroff, para uma explanação a respeito da evolução do preparo e apreciação da bebida que deixou o procedimento tradicional para alcançar níveis de maiores requintes.

A especialista lembrou que o consumo do café experimenta agora  sua terceira onda, depois de passada as primeira , quando o consumo se atinha à tradição, visava-se o volume e o café era apenas uma bebida  “de torra escura, quente e doce”. Depois, segundo Paula, a bebida começou a merecer a atenção dos gourmets do que resultou o surgimento de marcas expressivas e de grande qualidade. No momento atual, que representa a terceira onda, segundo Paula Dulgheroff, o consumo do café  alcança o nível de uma experiência gustativa e sensorial a ser desfrutada, com o consumidor mais atento aos aspectos de qualidade que envolvem não apenas as propriedades do produto como o  modo de ser preparado. Isso levou ao aprimoramento dos aromas e sabores através da melhoria de grãos e modos de preparo

A especialista ressaltou que o esforço de imprimir qualidade ao café tem resultado em significativa agregação de valor. Enquanto o volume comercializado no último ano subiu 2,%% o valor do volume comercializado alcançou 15% a mais, evidenciando a vantagem de investir na qualidade.

Importância

O Governador Paulo Hartung, por seu turno, rememorou sua experiência  particular com o café, desde os tempos em que, prefeito de Vitória, incitou os exportadores reunidos no Centro do Comércio de Café  a desenvolver um programa de bares e cafeterias visto que os estabelecimentos tradicionais se extinguiram. “Como podia – disse o governador – um Estado que teve a sua formação econômica ancorada no café, que ainda hoje embora tenha reduzido sua participação no PIB tem enorme importância social porque é cultivado em quase todos os municípios capixabas, pois bem, e a capital já não tinha mais uma única cafeteria” Lembrou também que posteriormente, como diretor do BNDES empenhou para que a bebida servida no órgão merecesse tratamento melhor, tendo adquirido uma máquina de café com o que a sua sala, lembrouj bem humorado, “tornou-se muito concorrida pela qualidade do cafezinho”.

Já o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini, enalteceu o apoio recebido  pela Findes e pelo Sebrae no seu propósito de implementar um programa de qualidade para o  café como estratégia de agregação de valor. Mas a qualidade, segundo observou o presidente, necessita ser percebida essencialmente pelo consumidor, daí a importância de um conhecimento adequado do preparo de modo a extrair as melhores qualidades do produto. Com a qualidade e a agregação de valor cria-se um reposicionamento do produto em outro patamar deixando de ser apenas uma bebida comum para se tornar uma experiência gastronômica.

Por Eustáquio Palhares/Iá! Comunicação