ECONOMIA CAPIXABA
PEIEX-ES entrega Plano de Exportação às empresas capixabas
Uma das empresas é a Doces Fardin, que utiliza como insumo bananas orgânicas.
Em 05/08/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma das empresas é a Doces Fardin, que utiliza como insumo bananas orgânicas para a produção de mariolas e doces de frutas tradicionais, zero açúcar e saborizadas, localizada do município de Vargem Alta.
No mês de julho, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) entregou a empresas capixabas participantes do programa o Plano de Exportação, um documento que encerra a qualificação da empresa e tem como objetivo auxiliá-las na expansão de seus negócios para o mercado internacional.
O PEIEX-ES é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Uma das empresas é a Doces Fardin, que utiliza como insumo bananas orgânicas para a produção de mariolas e doces de frutas tradicionais, zero açúcar e saborizadas, localizada do município de Vargem Alta. Em julho, a empresa recebeu o seu Plano de Exportação e pretende vender seus produtos no mercado exterior.
“Queremos começar a exportar os nossos doces de banana zero açúcar e depois ampliar os negócios com toda nossa linha de produtos. Nós ainda não temos uma data específica para começar a exportar, justamente por conta da pandemia do novo Coronavírus, mas já estamos buscando oportunidades para ingressar no comércio exterior”, diz o proprietário, Romildo Fardin.
O empresário explica que a marca já teve contato com o processo de exportação em 2017, enviando seus produtos para o Uruguai. Agora, planeja expandir os negócios para o Panamá.
“A venda para o Uruguai foi para um cliente específico. Foi uma venda muito pontual que nos permitiu lidar com novos territórios”. Ele também pontua a experiência de participar do PEIEX-ES. “Foi uma oportunidade excelente para aprendermos como trabalhar para alcançar novos negócios e prospectar novos clientes e fornecedores. As capacitações foram muito boas e proveitosas”, conta.
As técnicas do PEIEX Mirella Fávero e Isabela Spadetti são responsáveis pelos atendimentos às empresas na região sul do Estado. Mirella Fávero destaca o comprometimento da marca durante a participação no PEIEX-ES.
“Durante todo o acompanhamento, a empresa envolveu diversos colaboradores, que participaram ativamente das capacitações e qualificações oferecidas. Todos demonstraram bastante interesse em participar dos eventos de promoção comercial da Apex-Brasil, como feiras e missões internacionais”, afirma.
A técnica Isabela Spadetti explica que o Plano de Exportação contém as informações necessárias para a inserção dos produtos da marca no Panamá e nos demais países pretendidos.
“Disponibilizamos informações de adequação de produto e de embalagem, bem como as formas de realizar a prospecção de clientes, canais de entrada e as certificações obrigatórias. Além disso, oferecemos conhecimentos sobre a formação de preço do produto e análise do preço praticado no mercado-alvo”, destaca Spadetti.
O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, que coordena o programa, acredita que as capacitações que o programa oferece aos empresários contribuem para o aumento de visibilidade da produção capixaba no mercado internacional.
“A nossa equipe técnica trabalha para que as empresas estejam preparadas para expandirem os seus negócios. As nossas qualificações abordam todo o processo de exportação, estratégias de marketing internacional e informações sobre operações de logística para munir os empresários de conteúdo adequado”.
Sobre o PEIEX-ES
O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem)
Serviço:
Núcleo Operacional do PEIEX-ES
(27) 3636-9717