MEIO AMBIENTE
Peixes de lagoa no ES morreram por falta de oxigênio, diz laudo.
Em setembro, milhares de peixes apareceram mortos na Lagoa Juara.
Em 07/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O laudo da Prefeitura da Serra, no Espírito Santo, sobre a morte de milhares de peixes na Lagoa Juara apontou que os animais morreram por falta de oxigênio. Isso aconteceu como resultado da diminuição de água por causa da seca e do esgoto.
No dia 20 de setembro, os peixes apareceram mortos no local. Na ocasião, a prefeitura recolheu os animais mortos e analisou o material. Os pescadores contaram que foram cinco dias aparecendo peixes mortos.
"Assustou tudo mundo, os pescadores e os ribeirinhos. A gente nunca viu isso aqui, foi a primeira vez que aconteceu isso", disse o presidente da Associação de Pescadores, Deraldo Balestreiro.
Por causa disso a Associação de Pescadores está trazendo peixe de Linhares pra vender na Serra. Mas isso aumenta os custos de produção.
"Nosso peixe chega hoje quase R$8, a gente não aumentou o preço, continua vendendo a R$ 10 o quilo. Vamos ver até quando a gente consegue", completou.
Saber que a lagoa está desse jeito preocupa quem compra peixe sempre no local. "É uma associação, cada um tem família, e acaba que o peixe fica mais caro para gente comprar e diminui consumo. É complicado, é triste mesmo", disse a microempresária Priscila Bastos.
A secretária de Meio Ambiente da Serra, Graciele Venturoti, afirmou que a prefeitura está tentando resolver o problema.
"Essa lagoa fica numa área urbanizada e ela recebe esgoto desde a década de 70, e o município vem tentando fazer esse controle dos lançamentos irregulares, mas nem todos são possíveis de serem identificados de imediato", explicou.
A secretária disse ainda que a situação deve melhorar quando voltar a chover. A prefeitura vai fazer uma parceria com o governo do estado pra incentivar os produtores rurais das áreas vizinhas à lagoa, a aderirem ao Programa Reflorestar.
Fonte: g1-ES