ECONOMIA NACIONAL
Pequenos negócios foram maiores geradores de empregos
Os pequenos negócios foram os maiores geradores de novos empregos no mês de março
Em 05/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo os dados, os pequenos negócios contabilizaram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.
Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) expandiram, no último mês de março, a sua participação proporcional na geração de novos postos de trabalho no país.
Segundo o Sebrae, o segmento abriu 88,9% de todas as vagas no terceiro mês deste ano. De acordo os dados, os pequenos negócios contabilizaram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.
No acumulado do ano, o Brasil já registra um saldo de 615 mil novos postos de trabalho, sendo as micro e pequenas empresas as grandes fornecedoras de emprego, com 430 mil vagas, correspondendo a 70% do total. Por sua vez, o levantamento indica que as médias e grandes empresas registraram um saldo de 148 mil empregos, 24,1% do total.
Na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, os cenários são relativamente semelhantes.
“Todos os portes de empresa apresentaram saldos positivos, sendo que as MPE tiveram resultados quase três vezes maior do que as médias e grandes”.
Serviços lideram
Segundo o Sebrae, o setor de serviços continua como o maior gerador empregos. Em março, as MPE desse segmento contrataram 74.255 pessoas, com um total, até o momento, de 273.698 novos postos de trabalho, em 2022.
Já no comércio, tanto as MPE quanto as médias e grandes empresas (MGE) apresentaram saldos menores de emprego. Contudo, no acumulado do ano, as médias e grandes foram as que mais fecharam postos de trabalho: 43.361 mil desligamentos nas MGE, contra 17.434 das micro e pequenas empresas. (Por Aécio Amado/Agência Brasil)
Leia também:
> Indicador de emprego da FGV avança 4,5 pontos em abril
> Copom eleva taxa básica de juros para 12,75% ao ano
> Petrobras investirá US$ 5,5 bi em atividades exploratórias
> Por falta de semicondutores, Volkswagen dá férias coletivas
> Produtividade da indústria recua 4,6% em 2021, diz CNI
> Vendas de veículos automotores têm queda de 6% em abril
> Emissão de debêntures incentivadas chega a R$ 2,5 bilhões
> Copom inicia reunião para discutir a taxa básica de juros
> Produção industrial tem alta de 0,3% em março, diz IBGE
> Contas públicas têm resultado positivo em fevereiro, diz BC
> Postos terão duas formas de mostrar preços de combustíveis
TAGS: EMPREGO | PEQUENOS NEGÓCIOS | SEBRAE | TRABALHO | SERVIÇOS