ECONOMIA CAPIXABA

Pesquisa Mensal do Comércio indica estabilidade nas vendas

A variação acumulada nas vendas do comércio capixaba deste ano, mostra uma estabilidade.

Em 17/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

Ao analisar o desempenho do comércio capixaba por atividades, 5 dos 8 segmentos de comércio varejista apresentaram aumentos no volume de vendas ao se comparar agosto de 2024 e o mesmo mês de 2023.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A variação acumulada nas vendas do comércio capixaba deste ano – até agosto – mostra uma estabilidade do setor em relação a 2023, de acordo com o do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), que analisou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.

>> Setor de serviços capixaba cresceu mais que a média nacional

O comércio varejista registrou um volume de vendas acumulado 0,6% inferior em comparação com 2023. Já considerando o comércio ampliado, que engloba veículos, motos, materiais de construção, além de alimentos, bebidas e fumo no atacado, houve um crescimento de 0,9% no período.

Ao analisar o desempenho do comércio capixaba por atividades, 5 dos 8 segmentos de comércio varejista apresentaram aumentos no volume de vendas ao se comparar agosto de 2024 e o mesmo mês de 2023. Os principais destaques foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (22,3%) e o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (34,9%).

Volume de vendas

O volume de vendas no segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que foi 3,7% superior ao observado em agosto de 2023, e que registrou um aumento acumulado de 2,3% em 2024, também merece destaque, principalmente pela sua representatividade no varejo capixaba, de acordo com o relatório do Connect Fecomércio-ES.

Em relação ao comércio ampliado, destaca-se o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças, com crescimento de 13,1% em relação a agosto de 2023, e um aumento acumulado de 13,9% no ano.

De acordo com a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explica que a expansão considerável desse segmento no Espírito Santo segue uma tendência nacional.

“A expansão considerável desse segmento no Espírito Santo segue uma tendência nacional, indicando uma recuperação no setor automotivo após os efeitos da pandemia, época em que consumidores podem ter adiado a compra, de alto valor, devido às incertezas econômicas.” (Por Kelly Kalle/AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Setor de serviços capixaba cresceu mais que a média nacional
FPSO Maria Quitéria entra em operação no Espírito Santo
Café conilon dispara e exportações capixaba batem recorde
Boletim aponta crescimento do turismo e empregos no ES
Modal Expo 2025: Estado terá a primeira feira de logística
Em 12 meses, produção industrial do ES cresceu 6,1%, diz EBGE
IJSN e Sefaz lançam painel que apresenta receitas do ES
Funses 1 injeta R$ 2,45 milhões em quatro novos investimentos
ES renova certidão federal que comprova regularidade fiscal

TAGS:
COMÉRCIO | SETOR | ESTABILIDADE | MÉDIA | CAPIXABA | NACIONAL