SAÚDE

Pfizer pede autorização para vacinação em menores de 5 anos

Pfizer/BioNTech revelaram que estão buscando autorização da agência reguladoras dos EUA

Em 02/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Evandro Leal/Estadão

Em dezembro, as empresas disseram que a vacina não conseguiu desencadear uma resposta imune robusta o suficiente em crianças com idades entre 2 e 4 anos.

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech revelaram nesta terça-feira, 2, que estão buscando autorização da agência reguladoras dos Estados Unidos para o uso emergencial da primeira vacina contra a covid-19 em crianças menores de 5 anos. As empresas começaram a enviar os dados sobre a segurança e eficácia das duas primeiras doses de um regime planejado de três.

As informações ainda não foram publicadas ou revisadas por pares. Em dezembro, as empresas disseram que a vacina não conseguiu desencadear uma resposta imune robusta o suficiente em crianças com idades entre 2 e 4 anos. Eles relataram que o imunizante provocou uma resposta forte o suficiente em crianças de 6 meses a 2 anos. Uma terceira foi adicionada ao teste para aumentar a resposta imune.

Nenhum dado adicional foi divulgado com o anúncio. As farmacêuticas disseram que a Food and Drug Administration (FDA) — agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos —, solicitou que avançassem com um pedido devido à "necessidade urgente de saúde pública nessa população", observando que 1,6 milhão de crianças menores de 4 anos testaram positivo para o coronavírus.

"Em última análise, acreditamos que três doses da vacina serão necessárias para crianças de 6 meses a 4 anos para alcançar altos níveis de proteção contra variantes atuais e potenciais futuras. Se duas doses forem autorizadas, os pais terão a oportunidade de iniciar uma série de vacinação covid-19 para seus filhos enquanto aguardam a autorização potencial de uma terceira dose" disse, Albert Bourla, executivo-chefe da Pfizer, em comunicado

No final de 2021, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que a vacina infantil seria adiada porque não evocava uma resposta imune em crianças de 2 a 4 anos equivalente aos dados em adolescentes e adultos jovens. A notícia foi um grande golpe para pais e pediatras. Adicionar uma terceira dose para aumentar o nível de proteção significava que os resultados seriam adiados até o final de março de 2022. (Estadão Conteúdo com informações do Washington Post)

Leia também:

Hospital Municipal Materno Infantil aberto a partir do dia 16
Testes rápidos: novas vagas para agendamento nesta terça (1)
Rio de Janeiro suspende vacinação infantil por falta de doses
Serra abre 3.305 vagas em agendamento para vacina da Covid
País recebe mais 1,8 milhão de vacinas pediátricas da Pfizer
Serra celebra alta adesão à vacinação de crianças no Dia D
Medicamentos manipulados possuem aumento de vendas
Municípios realizam mutirão de vacinação para as crianças
Aplicativo Vitória Online disponibiliza passaporte da vacina
Vila Velha oferece mais 4 mil vagas para a vacinação infantil

TAGS: 
PFIZER | VACINA | COVID-19 | CRIANÇAS | IMUNIZANTE